Panorama Agrícola fala sobre safras de arroz e melancia e destaca Manual do Cultivo de Ostras

  • Categoria do post:Mídia

Arroz, melancia e ostra são os destaques do Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 7 de fevereiro de 2022. No caso do arroz, o pesquisador Alexander de Andrade fala da abertura oficial da colheita, que acontece na sexta, dia 11, na Estação Experimental de Itajaí. Com relação à melancia, o extensionista de Jaguaruna, o agrônomo Emerson Evald, explica como a irrigação por gotejo salvou a safra deste ano no Sul do Estado. Já o pesquisador Felipe Matarazzo Suplicy, do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) da Epagri, aborda o conteúdo do livro Manual do Cultivo de Ostras.

Na terça-feira, dia 8 de fevereiro, o programa de rádio da Epagri faz uma avaliação da safra das uvas resistentes a doenças, com alta qualidade para vinhos finos e menor custo e impacto ambiental. São entrevistados os pesquisadores André Luiz Kulkamp de Souza, gestor da Estação Experimental de Videira, e Vinicius Caliari.

Também a uva, o vinho e o espumante Goethe estão no Panorama de terça, com o enólogo Stevan Arcari, da Estação Experimental de Urussanga.

A vitivinicultura em Santa Catarina é assunto também do programa do dia 9, quarta-feira, com o pesquisador da Estação de Videira Marco Antônio Dal Bó.

Nesse dia 9, o pesquisador Mauro Bonfim Júnior, da Estação de Urussanga, faz recomendações ao produtor de banana sobre a sigatoka amarela.

No dia 10, o pesquisador Leandro Hanh, da Estação Experimental de Caçador, apresenta novas tecnologias para a produção de tomate, uma série de experimentos relacionados ao cálcio e ao magnésio no solo com impacto no crescimento e vigor das plantas, e no pós-colheita.

A safra do arroz volta a ser assunto no dia 11, sexta, quando ocorre a abertura oficial da colheita, em Itajaí. A economista Gláucia Padrão, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri, analisa o mercado do arroz em Santa Catarina. O excesso de calor pode afetar a produtividade, e estoques elevados trazem preocupação com os preços e os custos do produtor.

Também é assunto na sexta-feira os benefícios do figo, com a nutricionista Aline Calliari.

Ouça o Panorama Agrícola na emissora de rádio do seu município. Ou acesse no Sound Cloud ou ainda em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br