Inscrições abertas para o 1º Congresso Virtual Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura

  • Categoria do post:Mídia

De 5 a 27 de outubro acontece o 1º Congresso Virtual Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura e o 1º Simpósio de Produtos da Colmeia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento. A Epagri é uma das instituições promotoras, juntamente com a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc), a Câmara Técnica de Meliponicultura do Estado do Paraná e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux da Cunha, o evento vai promover discussões de políticas para o setor e abrir espaço para apresentação de trabalhos científicos, sempre  contemplando temas técnicos focados nas reais necessidades do produtor. “Esperamos cerca de três mil inscritos”, informa.

O 1º Simpósio de Produtos da Colmeia será realizado no dia 16 de outubro.  Esse evento vai abordar os tipos de produtos da colmeia e seus subprodutos, as formas de processamento, composição química, propriedades para a saúde e empreendedorismo no setor. Serão conduzidas palestras, mesa-redonda, oficinas, apresentação de trabalhos científicos com premiação aos melhores trabalhos.  

Já a programação do congresso será realizada em quatro etapas:

– 5 a 7 de outubro – primeira etapa, das 19h às 21h – Apresentação dos principais entraves, potencialidade e ações relevantes que estão sendo realizadas na apicultura e meliponicultura do RS, SC e PR

– 13 a 15 de outubro – segunda etapa, das 19h às 21h – Apresentação de pesquisas com abelhas desenvolvidas no RS, SC e PR

– 19 a 21 de outubro – terceira etapa, das 19h às 21h – Meliponicultura

– 25 a 27 de outubro – quarta etapa, das 19h às 21h – Doenças, pragas e intoxicações na apicultura fixa e migratória: estratégia de controle e convivência

Produção de mel no Sul do Brasil

O mel de Melato da Bracatinga obteve a Indicação Geográfica na categoria Denominação de Origem do Planalto Sul Brasileiro (Foto: Aires Mariga)

Os três estados do Sul do Brasil são responsáveis por aproximadamente 40% da produção de mel do país. A região é o berço de espécies botânicas únicas e de alto potencial de produção e comercialização de produtos das abelhas. Além disso, conta com instituições que vêm trabalhando na obtenção de valor agregado desses produtos.

A Epagri, por exemplo, teve grande participação na obtenção da Indicação Geográfica do Mel de Melato da Bracatinga na categoria Denominação de Origem do Planalto Sul Brasileiro. A certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma, ou porque tem notoriedade na produção. A Denominação de Origem parte do pressuposto de que as características geográficas (naturais e humanas) dessa região determinam a singularidade e a qualidade do produto.

Acesse aqui o site do evento.

Mais informações e entrevistas:

Rodrigo Durieux da Cunha, chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, pelo fone (48) 99922 1776.

Informações para a imprensa:

Gisele Dias, jornalista, pelos fones (48) 3665 5147 / 99989 2992.