MAPA capacita agroindústrias do Sul de SC para conquistar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção

De 23 a 27 de novembro, técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estarão em Criciúma para capacitar as agroindústrias, os responsáveis técnicos e os veterinários das 12 prefeituras que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para que esses empreendimentos façam as adequações necessárias para obtenção do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A oficina de trabalho deve reunir ainda os atuais prefeitos e os eleitos e um médico-veterinário da Epagri da região.

O treinamento vai abordar as boas práticas da fabricação de alimentos, análises dos alimentos, além de incluir visita aos municípios e às agroindústrias. “Das 39 pequenas indústrias da agricultura familiar da nossa região, cinco tem interesse e estão dispostas a fazer adequação para obtenção do Sisbi, num primeiro momento”, ressalta a médica-veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (Consim 2020), Mariah de Freitas Marques.

As empresas que possuem o selo do Sisbi têm autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Ela explica que isso não significa que as agroindústrias não estejam adequadas, mas que haverá um reforço das normas e nas práticas. A veterinária lembra ainda que o trabalho para vaga na capacitação vem sendo feito desde a metade do ano passado com a colaboração da Epagri, quando os aprovados foram escolhidos em três fases de seleção.

As agroindústrias que participarão da capacitação integram o projeto-piloto Consim 2020. Esse consórcio faz parte dos 12 selecionados para esse treinamento, dentre os 52 que concorreram. “O objetivo da oficina é adequar o Consórcio, o Serviço de Inspeção Municipal e as agroindústrias para receber o selo Sisbi. Quem consegue esse selo tem autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional”, explica.

A Epagri, que é parceira desde o início dos trabalhos do Consórcio, considera essa oportunidade importante para desenvolvimento da região. “É um momento de coroação de uma longa jornada de muito êxito, pois a adesão ao Sisbi vai permitir a permanência e desenvolvimento das agroindústrias familiares de produtos de origem animal da Região Carbonífera, já que a partir do selo terão livre comércio em todo o Brasil”, afirma o médico-veterinário da Epagri Regional de Criciúma, Marcelo Pedroso.

A capacitação será no auditório da Amrec, seguindo todas as medidas sanitárias para evitar a contágio pela Covid-19.

Veja no vídeo a seguir como a Epagri atua no assessoramento e no apoio aos agricultores e suas organizações no processo de implantação e legalização dos empreendimentos.