Agricultores familiares do Sul Catarinense têm subsídios do Sebrae para realização de ensaios de qualidade em alimentos

O subsídio para as agroindústrias é para a realização de análises microbiológicas dos produtos de origem animal. Foto: arquivo/Unesc

As pequenas empresas e os produtores rurais de 10 municípios da região carbonífera contam com subsídios para a realização de ensaios de qualidade de seus produtos. O Parque Científico e Tecnológico da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Iparque/Unesc) se credenciou recentemente ao Sebraetec, um serviço realizado pelo Sebrae para conectar os pequenos negócios a uma rede de prestadores de serviço. O objetivo é promover a melhoria de processos, produtos e serviços e colaborar com a introdução de inovações nos negócios e mercados.

Por meio deste credenciamento, desde agosto os agricultores familiares e proprietários de pequenas empresas estão recebendo do Sebraetec um subsídio de 60% para a realização de ensaios nos laboratórios do Instituto de Alimentos (Iali) e Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat), vinculados ao Iparque Unesc. Os outros 40% são custeados pelo solicitante dos ensaios. Esse é um projeto-piloto e se estende até o final deste ano, mas as tratativas para a renovação em 2021 já estão em andamento.

Na região, o credenciamento ao Sebraetec está beneficiando estabelecimentos de Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis e Urussanga. Nesse trabalho, o Iparque Unesc conta com a parceria da Epagri, que identificou 37 iniciativas para usufruir do subsídio para a realização de testes e análises.

As análises colaboram para que o comércio ofereça alimentos com mais qualidade, dando maior segurança ao consumidor

A Epagri, que desenvolve o apoio técnico na assessoria das agroindústrias familiares, foi a responsável pela aproximação do Sebrae e da Unesc nesta parceria via Sebraetec, para que os empreendedores pudessem receber os subsídios para a realização de análises microbiológicas dos produtos de origem animal.

Segundo o médico-veterinário Marcelo Silva Pedroso, que é e coordenador do Programa de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri no Sul Catarinense, responsável pelo apoio técnico na assessoria das agroindústrias familiares, todo o trabalho foi realizado em conjunto com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera, por meio do CIM-Amrec. Ele informa que foi estabelecida uma parceria entre Unesc e Senai Chapecó para a realização das análise físico-química dos produtos.

“Esses subsídios via Sebraetec são imprescindíveis para a manutenção e desenvolvimento das agroindústrias familiares de produtos de origem animal, pois são fundamentais para a adesão do Consórcio Regional ao Sistema Brasileiro de Inspeção, o que garantirá comércio destes produtos em todo o Território Nacional”, comenta Pedroso.

Controle de qualidade dos alimentos

As análises são importantes para o desenvolvimento de novos produtos. Foto: Arquivo/Unesc

A coordenadora dos laboratórios do Ipat e Instituto de Alimentos (Iali), Josiane Ferreira Nagel, afirma que o foco dos testes é em alimentos. “Na região carbonífera temos várias atividades envolvendo alimentos como carnes, pescados, ovos, mel e produtos coloniais e por meio do Sebraetec, conseguimos ampliar a contribuição dos laboratórios do Ipat e do Iali no controle de qualidade. Esses ensaios e análises com certeza colaboram para que tenhamos no comércio alimentos cada vez mais controlados do ponto de vista das questões de boas práticas de higiene e manipulação e com mais qualidade, dando maior segurança ao consumidor”, afirma.

Josiane chama a atenção ainda ao fato de que os ensaios e as análises são importantes para o desenvolvimento de novos produtos, além de contribuírem com o trabalho de orientação e fiscalização dos órgãos responsáveis, como o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável em cada município por fiscalizar o setor de alimentos. Cada SIM, vinculado à respectiva prefeitura, está integrado ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Carbonífera (CIM-Amrec), que procura dar suporte aos serviços e articular as demandas de análises na região carbonífera.

Informações e entrevistas

Marcelo Pedroso – Coordenador do Programa de Gestão de Negócios e Mercados da Epagri no Sul Catarinense / (48) 99668-3768

Informações para a imprensa

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc / aicom@unesc.net / (48) 3431-2547

Veja no vídeo a seguir como a Epagri atua no assessoramento e no apoio aos agricultores e suas organizações no processo de implantação e legalização das agroindústrias.