Panorama Agrícola destaca projetos da Epagri vencedores do prêmio Expressão de Ecologia

  • Categoria do post:Mídia

Nesta semana, os seis projetos da Epagri que venceram o Prêmio Expressão de Ecologia 2020 são os destaques do programa de Rádio Panorama Agrícola.

Na segunda-feira, a entrevista é com a pesquisadora Ana Lúcia Hanisch. Na categoria manejo florestal sustentável, setor público, a pesquisadora apresentou ações desenvolvidas pela Epagri para a melhoria produtiva de áreas de caíva no Planalto Norte Catarinense. Remanescentes de florestas de araucária, essas áreas podem ir muito além da erva-mate, como as pesquisas da Estação Experimental de Canoinhas comprovaram, com melhoria de pastagens e estratégias para aumento na produção animal, leite e carne, sem comprometer o patrimônio ambiental.

Na terça, dia 25, o extensionista da Epagri em Petrolândia explica como o uso de energia solar fotovoltaica se mostrou eficaz para a distribuição de água nos piquetes de uma propriedade rural. De fácil instalação, uso contínuo e manutenção simples, a tecnologia foi utilizada na pecuária leiteira, mas contempla outros sistemas produtivos, assegura Tomás Pellizzaro Pereira.

Outro projeto vencedor é o de Educação Ambiental da Epagri de José Boiteux, que está no Panorama Agrícola de quarta-feira, dia 26 de agosto. Ações de sensibilização socioambiental – como viveiro de mudas florestais, composteira, horta e oficinas de alimentação agroecológica – foram ensinadas com sucesso para professores, funcionários e alunos de uma escola pública, conforme explica a extensionista Deborah Ingrid de Souza.

Tecnologia e extensão rural em Rio do Oeste ajudaram na autonomia de uma propriedade rural no município. Na entrevista da quinta-feira, Enni Rodrigo Bitencourt fala das tecnologias aplicadas pela Epagri no Alto Vale do Itajaí, como esterqueira, biodigestor, cisterna e silo secador.

Na sexta-feira, você ouve entrevista com Henrry Petcov, da Gerência Regional da Grande Florianópolis. Ele conta como está sendo desenrolado o projeto Caminho da Mata Atlântica, para fortalecer pequenos negócios da agricultura familiar ao longo de 400 quilômetros de trilhas em Santa Catarina.

Também na próxima segunda, dia 31 de agosto, o Panorama Agrícola fala do prêmio Expressão de Ecologia, apresentando um sexto projeto vencedor, o de Meliponicultura, preservação ambiental e segurança alimentar, na voz de Rodrigo Durieux da Cunha, da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri.

Ouça o programa de rádio da Epagri na emissora do seu município, em Sound Cloud e no Spotify. Acesse também pelo aplicativo EpagriMob ou em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br.