A neve e o frio chegaram a Santa Catarina

  • Post category:Mídia

A neve chegou em Santa Catarina na noite da última quinta-feira, 20, nos municípios de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, no Planalto Sul, e também na região serrana da Grande Florianópolis, em Rancho Queimado, Major Gercino e Anitápolis. Na manhã desta sexta-feira, o fenômeno foi registrado na área mais alta de Joinville, no limite com os municípios de Garuva e Campo Alegre. Em todas essas localidades as temperaturas ficaram próximas de 0°C, com elevada umidade do ar, condições necessárias para a ocorrência de neve. De modo geral, o fenômeno ocorreu em curto período de tempo e com fraca intensidade, sendo Bom Jardim da Serra o município onde os turistas presenciaram flocos de neve em período mais prolongado.

Recorde

As temperaturas mínimas registradas entre a madrugada e amanhecer desta sexta-feira ficaram mais baixas e negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. O menor registro foi de -8,6ºC em Bom Jardim da Serra (estação do INMet em atividade desde 2008), quebrando o recorde histórico da estação, que era de -7,8°C em 23 de julho de 2013.

neve

Não há mais previsão de neve no decorrer desta sexta-feira. O frio continua, mas a umidade do ar diminui em todas as regiões, o que favorece a condição de geada nas madrugadas de sábado e domingo.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima- Meteorologistas
Maikon Alves e Fabricio Vidal – Técnicos em Meteorologia
(Epagri/Ciram)