Epagri atende comunidades rurais atingidas por tornado no Extremo Oeste

Em Descanso foram 280 famílias atingidas, 17 delas no meio rural.
Foto: prefeitura de Descanso

A Epagri está mobilizada para atender às comunidades atingidas pelo tornado no Extremo Oeste do Estado na quarta-feira, 10 de junho. Descanso e Belmonte sofreram perdas materiais que estão sendo mapeadas com apoio da Epagri.

Sidinei Egon Simon, gerente regional da Epagri em São Miguel do Oeste, conta que equipes da Epagri se deslocaram até as comunidades atingidas assim que souberam da situação, para auxiliar municípios e Defesa Civil no levantamento de perdas. Os técnicos da Epagri dispensam especial atenção às comunidades rurais, onde vários agricultores tiveram suas construções derrubadas, entre elas aviários, galpões e residências.

Agora o desafio da Epagri é deslocar as políticas públicas do governo estadual para atender os agricultores atingidos. “Já no domingo um agricultor procurou os técnicos da Epagri, que providenciaram atendimento na segunda-feira.  Outras famílias necessitadas deverão procurar a Epagri e serão atendidas para que possam reconstruir suas instalações”, conta o gerente.

Reconstrução

Além do trabalho técnico, profissionais da Epagri passaram o feriado o fim de semana auxiliando na reconstrução das cidades. “Em Descanso, uma das equipes de limpeza a reconstrução foi inclusive coordenada pela Epagri, com grande empenho e alcançando grande destaque no trabalho. A Epagri vem tentando dar suporte naquilo que estiver ao seu alcance”, descreve Sidinei.

Flavia Maria de Oliveira, extensionista social da Epagri em Descanso conta que a equipe da Empresa no município se colocou à disposição da população desde os momentos após a passagem do tornado. “Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira já estávamos percorrendo o município, fazendo o levantamento dos estragos, principalmente nas comunidades de interior”, revela a extensionista. Foram contabilizadas 280 famílias atingidas em Descanso, 17 delas moradoras do meio rural.

A extensionista descreve um quadro desolador de perdas grandiosas no meio rural, com prejuízos de média e alta monta. “Uma família perdeu absolutamente tudo e está alojada em casa de conhecidos”, revela a extensionista, acrescentando que animais foram feridos e precisaram ser sacrificados e houve casos de aviários que caíram por completo.

Além de fazer levantamento de perdas e providenciar acesso às políticas públicas, profissionais da Epagri também se engajaram em campanhas de forma voluntária e pessoal para arrecadar de donativos em suas redes de contatos. Flávia conta que técnicos da Empresa têm até contribuído financeiramente com “vaquinhas” para ajudar de forma pontual famílias atingidas. “Desde quarta-feira estamos emprenhados no trabalho de reconstrução da cidade, em especial do meio rural”, finaliza a extensionista social.