Epagri capacita extensionistas e técnicos para o cultivo da pitaia

  • Categoria do post:Mídia
O objetivo foi orientar sobre as práticas de cultivo para que o grupo possa oferecer a correta assistência aos produtores

A Estação Experimental de Itajaí (EEI) sediou a primeira capacitação de extensionistas e técnicos para o cultivo da pitaia nos dias 10 e 11 de março. O objetivo foi orientar esse grupo sobre as práticas de cultivo para que eles possam oferecer a correta assistência aos produtores que já trabalham com a cultura e para aqueles que ainda vão ingressar no plantio dessa fruta. No evento foram abordados todos os aspectos da produção, como produção de mudas, preparo da área, tutoramento, adubação, pragas e doenças, colheita e pós-colheita.

A capacitação foi realizada pelos pesquisadores da EEI Alessandro B. Lone, André B. Beltrame, Marcelo M. de Haro, Gelton G. F. Guimarães e pelo extensionista do município de Maracajá, Ricardo S. Martins. Participaram de 19 extensionistas e técnicos.

Santa Catarina se destaca no cenário nacional como o segundo maior produtor brasileiro de pitaia

Apesar de ser uma cultura nova no estado, Santa Catarina se destaca no cenário nacional como o segundo maior produtor brasileiro de pitaia. “Entretanto, muitos aspectos do cultivo ainda não estão estabelecidos. Por esse motivo, na Estação Experimental de Itajaí estão sendo conduzidos experimentos com adubação e nutrição de plantas, levantamento de pragas e doenças, avaliações de sistemas de plantio e de poda e ainda avaliações físicas e químicas de diferentes genótipos de pitaia”, ressalta o pesquisador Alessandro.