Pesquisa desenvolve alternativas para o manejo do arroz-daninho

  • Categoria do post:Mídia
O arroz-daninho é a principal planta que limita a produtividade do arroz irrigado

Pesquisadores da Epagri na Estação Experimental de Itajaí desenvolveram, por meio de mutação induzida com raios gama, linhagens de arroz tolerantes a herbicidas usados no controle do arroz-daninho, principal planta que limita a produtividade e a qualidade na cultura do arroz irrigado. A pesquisa comprovou que os herbicidas não apresentam atividade residual no solo e abre perspectiva para o controle químico seletivo da espécie que prejudica as lavouras de arroz em Santa Catarina.

O trabalho conduzido na EEI foi apresentado pelo pesquisador Alexander de Andrade na reunião do Organismo Internacional de Energía Atómica (OIEA) e no II Simpósio Latino Americano de Aplicações Nucleares na Agricultura em Quito, Equador, de 2 a 6 de março. O simpósio contou com mais de 250 participantes e apresentação de trabalhos sobre mutação induzida e a aplicação de energia nuclear na agricultura realizados em 18 países.  

Alexander apresentou a pesquisa da Epagri em Quito, no Equador

O pesquisador Alexander esclarece que o arroz-daninho ocorre praticamente em todas as regiões produtoras de arroz do mundo. “No Brasil, é a infestante mais comum nos cultivos de arroz irrigado, ocasionando severas reduções de produtividade e de qualidade de grãos. O controle do arroz-daninho em lavouras infestadas deve ser realizado com a utilização de um conjunto integrado de práticas, que incluem uso de sementes certificadas, alternância do sistema de semeadura, manejo da água, preparo antecipado do solo, controle mecânico, alternância de herbicidas com distintos modos de ação.  

Conheça também cultivares de arroz especial desenvolvidos pela Epagri.