Epagri comemora 28 em Itajaí nesta quinta-feira com lançamento de tecnologias para agricultura sustentável

  • Categoria do post:Mídia
lançamento tecnologias e dia de campo Itajaí _ Foto Aires Mariga Epagri
Tarde de Campo realizada pela EEI no ano passado foi sucesso

Na quinta-feira, 21, a Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) terá um dia inteiro de atividades dedicadas a apresentar tecnologias sustentáveis para o desenvolvimento rural, em comemoração aos 28 anos de fundação da Epagri. O evento acontece das 9h às 16h30min e a participação é aberta à sociedade, com entrada gratuita.

A programação é dividida em duas partes. Inicia com um Seminário, no auditório da EEI, e prossegue para uma tarde de campo, nos cultivos experimentais da unidade.

O seminário abre às 9h, com a apresentação de três Unidades de Referência Tecnológica (URTs), que são propriedades selecionadas pelos extensionistas da Epagri para receberem tecnologias e depois servirem de modelo para outros agricultores da região. Serão demonstrados resultados alcançados em cultivo protegido de morango, adubação para arroz irrigado e renovação de bananal com práticas integradas de uso, conservação e revitalização do solo.

Tecnologias

A partir das 10h40min, ainda no auditório, tem início o lançamento de tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da EEI. Serão apresentados três novos produtos desenvolvidos para dar ainda mais sustentabilidade à agricultura catarinense.

Um deles é o conjunto de recomendações para produção de mudas de bananeira em larga escala com alta qualidade genética e fitossanitária. A tecnologia vai possibilitar a formação de bananais com boas condições sanitárias, alto vigor, crescimento inicial homogêneo e sincronismo de produção, principalmente nos primeiros ciclos.

Também será lançado o biofertilizante aeróbico. Formulado com farinha de peixe ou cascas de camarão, ele contém comunidades microbianas, metabólitos, macro e micronutrientes que atuam na promoção do crescimento e na saúde das plantas. As principais vantagens desta técnica são o baixo custo para sua produção, o rápido tempo de fermentação e a facilidade de aplicação.

A rizicultura, muito importante na região do Vale do Itajaí, será contemplada com um lançamento. Trata-se do marcador molecular que permite identificar germoplasmas de arroz que contenham o gene de resistência aos herbicidas inibidores da enzima ACCase. A tecnologia otimiza o processo de melhoramento genético de arroz, visando detectar plantas resistentes a classe dos herbicidas APPs, além de servir como ferramenta de monitoramento e detecção em casos de uso indevido do cultivar.

Tarde de campo

Durante a tarde será a vez de o público visitar as estações que apresentam as tecnologias desenvolvidas pela EEI para produção sustentável e orgânica. A tarde de campo se estende das 14h às 17h, com demonstrações de produção de mudas de hortaliças orgânicas; de cultivo orgânico suspenso de hortaliças; de produção de alface, feijão-vagem e pimentão orgânicos; de hidroponia; de unidade de compostagem, entre outras.

A EEI ainda vai promover durante a tarde visita às unidades de pesquisa em banana, flora, arroz irrigado, hortaliças e piscicultura.

28 anos da Epagri

O evento em Itajaí compõe o calendário que se estende por todo o Estado, onde a Epagri está realizando lançamento de tecnologias, seminários, Dias de Campo e outras atividades que representam os 28 anos de história da Empresa.

A Epagri foi fundada em 20 de novembro de 1991, com a fusão entre a Acaresc, até então responsável pela extensão rural, a Acarpesc, que respondia pela extensão pesqueira, e a Empasc, que fazia a pesquisa agropecuária. A essas entidades se uniram outras que formaram a Epagri.

O Estado catarinense foi o primeiro, e até hoje é um dos únicos, a reunir numa empresa os serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural. A partir desse ato de ousadia e inovação se construiu uma história de sucesso. Hoje a Epagri é referência nacional e internacional em pesquisa e extensão rural.

Os cultivares de arroz, por exemplo, são utilizados em diversos países. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), criado e difundido pela extensão rural da Epagri, hoje é modelo de agricultura sustentável em nível nacional e internacional. Já existe maçã desenvolvida pela Epagri que pode ser produzida e vendida na União Europeia com royalties revertidos para Santa Catarina.

O sucesso da Epagri nesses 28 anos de existência se reflete na força do agronegócio catarinense. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçãs, cebolas, moluscos e suínos, tem a segunda maior produtividade de arroz irrigado do país, é a quarta maior produtora de leite e de mel do Brasil, tudo isso ocupando apenas 1,1% do território nacional. Grande parte desse resultado se deve ao trabalho da Epagri, que com apoio e confiança dos agricultores, vem inovando para uma agricultura cada vez mais sustentável.

Serviço

  • O que: Lançamento de tecnologias e tarde de campo
  • Quando: dia 21 de novembro, quinta-feira, das 9 às 17h
  • Onde: na Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) – Rodovia Antônio Heil, 6800, Bairro Itaipava
  • Informações e entrevistas: com o gerente da EEI, Euclides Schallenberger, pelos fones (47) 36274187 / (47) 99918-8663

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407