Garuva tem 700mm de chuva acumulada em apenas 11 dias

Acumulado de chuva em Santa Catarina, das 00h00 do dia 01/02 às 8h00 do dia 10/02/2020 (Fonte: Estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram, INMET e ANA)

Fevereiro iniciou com chuvas significativas no litoral catarinense. De acordo com a EpagriCiram, os totais registrados até a última terça-feira (11) ficaram acima de 300mm em municípios como Camboriú e Itapoá, chegando a 400mm em Joinville e Schroeder. Mas o recorde do período foi em Garuva, na região norte, com 716,4mm. O resultado é o maior desde 2013, quando a estação de medição foi instalada no município.

O mapa mostra que o acumulado ficou bem mais elevado na faixa do litoral ao norte de Florianópolis, com totais entre 150mm e 250mm. Os maiores registros, acima de 300mm, ocorreram nas regiões de Camboriú e Joinville com áreas vizinhas. “Em grande parte do Estado, no entanto, o total de chuva ficou abaixo de 50mm nesses primeiros dias de fevereiro”, aponta o meteorologista Clovis Correa. Especialmente entre Lages e Campos Novos, alguns municípios registraram totais inferiores a 20mm.

Umidade do mar e relevo

“Nos meses de verão, é comum o registro de totais mensais acima de 400mm em pelo menos um dos municípios do litoral catarinense, quando a precipitação é fortemente influenciada pelo fluxo de umidade proveniente do mar combinado com o efeito do relevo local”, explica Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram. Como o mês ainda não terminou, os acumulados de chuva em fevereiro devem ser ainda maiores.

Os totais mensais mais elevados no litoral de Santa Catarina, registrados em verões anteriores, desde 2010, foram: 745mm (São Francisco do Sul, 2011), 652mm (Florianópolis, jan/2018) e 600mm (Itapoá, jan/2010).

Mais detalhes no site da Epagri/Ciram.