Estações hidrometeorológicas de Rio Negrinho serão modernizadas

As ações fazem parte de um acordo entre Epagri/Ciram, prefeitura e Inmet. Foto de Hamilton Vieira

Os pesquisadores e técnicos da Epagri/Ciram, juntamente as equipes da prefeitura de Rio Negrinho, estão trabalhando em conjunto para realizar a manutenção e a modernização da rede de estações hidrometeorológicas no município. Por meio de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições e acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as ações vão abranger estações hidrológicas, agrometeorológicas e meteorológicas.

Ao todo sete estações serão trabalhadas: Fazenda Rudnick, Fazenda Souza, Foz de do Rio Negrinho, São Rafael, Ponte do Lageado, Rio dos Bugres, Rio Preto (Meteorológica INMET). As ações preveem a troca de programas de aquisição de dados com ajuste automático da hora para evitar atrasos nas transmissões a cada 15 minutos, ajustes das réguas hidrológicas indicadoras dos níveis dos rios, roçadas, pinturas, renovação dos cercados, desassoreamento dos sensores automáticos dos níveis dos rios, entre outras.

“Na atualidade as mudanças climáticas promovem eventos climáticos extremos com maior frequência e mais intensidade. As instituições responsáveis pelo monitoramento e pela disponibilização de informações ambientais devem, portanto, cada vez mais e de maneira mais frequente trabalharem para a segurança e confiabilidade dos dados coletados”, salienta o pesquisador Hamilton Justino Vieira.

Mais informações podem ser acessadas no site da Prefeitura e da Epagri/Ciram.