Curso sobre produção de morango semi-hidropônico atrai agricultores do Alto Vale do Itajaí

  • Categoria do post:Mídia

Técnicos e agricultores do Alto Vale do Itajaí se reuniram em Ituporanga no dia 24 de outubro para o primeiro curso sobre a produção de morango em sistema semi-hidropônico, promovido pela Estação Experimental da Epagri no município. Com um público de 54 pessoas, o curso levou informações sobre o sistema,  os custos, os substratos utilizados, a nutrição e  o manejo de fertirrigação, de doenças e de pragas.

Foram realizadas práticas de formulação de soluções nutritivas e identificação de pragas. Os participantes também visitaram a propriedade do casal Sandra Castanha e Joel, Eger que produzem o morango no sistema semi-hidropônico há quatro anos na região.

A técnica de cultivo do morangueiro em sistema semi-hidropônico consiste na produção de frutos em ambiente protegido, em bancadas afastadas do solo, em sacos de cultivo preenchidos com substratos que recebem a água e demais nutrientes via soluções nutritivas por fertirrigação. Dentre as vantagens do sistema a que mais se destaca é o rápido retorno econômico. “Com uma a duas safras paga-se o investimento realizado”, diz o coordenador do curso, pesquisador Francisco Olmar Gervini de Menezes Júnior

Francisco ainda cita outros benefícios que o sistema traz: menos mão de obra, melhoria nas condições de trabalho, maior controle no manejo de água e nutrientes, redução na incidência de doenças e pragas e no uso de agrotóxicos. “Além disso, os frutos são colhidos em bancadas afastadas do solo, o que reduz a possibilidade de contaminação microbiológica. Essas vantagens têm incentivado os agricultores familiares a substituir o cultivo do morangueiro no solo pelo sistema semi-hidropônico”, ressalta.

Além de Francisco, o curso teve como palestrantes os pesquisadores João Vieira Neto, Renata Sousa Resende e Leandro D. Geremias. Segundo o coordenador, devido à grande demanda por informações e procura pelo curso, um novo evento sobre o assunto está programado para 2020.

Saiba como cultivar o morango em sistema  semi-hidropônico no vídeo a seguir.