Agricultores aprendem sobre cultivo protegido em Águas Mornas

cultivo protegido morango semi-hidropônico
Cultivares de morango e manejo de pragas da cultura foram discutidos no seminário

Cerca de 160 produtores rurais e técnicos de dez municípios aprenderam a produzir morango, tomate, pimentão e folhosas em cultivo protegido em um encontro realizado em Águas Mornas, na Grande Florianópolis. Eles participaram do 1º Seminário Regional sobre Cultivo Protegido, realizado no dia 28 de setembro. O evento foi resultado de uma parceria entre a Epagri e a prefeitura de Águas Mornas.

A professora Maria Aparecida Zawadneak, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre manejo de pragas na cultura do morango, destacando a necessidade de o produtor se adaptar às exigências de rastreabilidade e segurança alimentar. Maria Aparecida é coordenadora do Projeto de Produção Integrada no Morango (PIMO) no Paraná.

cultivo protegido morango semi-hidropônico
O grupo visitou unidades de produção de morango, tomate-cereja, pimentão e folhosas

Em outra palestra, o engenheiro-agrônomo Michael Lemke orientou os participantes sobre a produção de tomate e pimentão em cultivo protegido. Ele destacou o avanço desse sistema que permite agregar maior valor às culturas trabalhadas. Na sequência, o engenheiro-agrônomo Fernando Augusto Rangel tratou sobre a produção de folhosas e temperos em cultivo protegido.

Os participantes do seminário também aprenderam sobre cultivares de morango com a engenheira-agrônoma Ana Paula Fernandes de Lima. Ela falou sobre a necessidade de diversificar os cultivares plantados para garantir colheitas o ano todo. Após as palestras, o grupo visitou unidades de produção de morango, tomate-cereja, pimentão e folhosas, todas conduzidas em sistema semi-hidropônico. “As visitas permitiram aos participantes conhecer melhor a produção in loco, tirando dúvidas sobre o processo”, conta o engenheiro-agrônomo Miguel Compagnoni, extensionista da Epagri em Águas Mornas.

Para saber mais sobre a produção de morango semi-hidropônico, assista ao vídeo no nosso canal do Youtube: