Escritório Municipal de Ituporanga inova ao apresentar resultados

Epagri incluiu o depoimento de agricultores satisfeitos com sua produção agrícola

O Escritório Municipal (EM) da Epagri em Ituporanga inovou ao fazer a tradicional apresentação de seus resultados à sociedade. Na reunião para apresentação dos trabalhos de 2019, realizada em 28 de fevereiro no Sindicato Rural do município, a Epagri incluiu o depoimento de agricultores satisfeitos com suas produções agrícolas.

Tradicionalmente, no início de cada ano, os escritórios municipais da Epagri realizam a chamada “reunião de sede”, onde apresentam ao poder público local, membros da cadeia produtiva e sociedade em geral o trabalho realizado no ano anterior. Da reunião em Ituporanga participaram 24 lideranças rurais, representando 17 entidades,  entre elas prefeitura, sindicatos, cooperativas, câmara de vereadores e associações de agricultores.

A inovação do encontro foram os relatos, feitos pelos próprios agricultores, dos resultados alcançados ao optarem por culturas agrícolas diversas das tradicionais do município, que são cebola e fumo. Albino e Nelci Dunke falaram da implantação de pomar de maracujá, com apoio do Projeto Piloto Anater do convênio com Ministério da Agricultura. Já Cedenir e Solange Schafer mostraram os resultados da agroindústria consolidada com a produção de massas e panificados, atendendo à alimentação escolar e feira. Valdonir e Zita Hoffmann apresentaram resultados da produção de brássicas no Sistema de Plantio Direto Hortaliças (SPDH), com comercialização direta para rede de supermercado, produto com valor agregado e rastreabilidade.

Como é de costume, o EM Ituporanga também analisou, com o público presente, os números dos atendimentos relativos às políticas públicas e programas de governo, tais como calcário, sacos de milho, kit informática, forrageira, emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), entre outros. Também foram apresentados os eventos coletivos realizados de acordo com os projetos desenvolvidos no município.

Casal Valdonir e Zita Hoffmann recebeu a placa que identifica a sua propriedade URT

Ao final da reunião, o casal Valdonir e Zita Hoffmann recebeu a placa que identifica a sua propriedade como Unidade de Referência Técnica (URT) da Epagri. Uma URT é uma propriedade selecionada pelos técnicos para receber tecnologias e servir de modelo para os produtores da região. Os Hoffmann são agora oficialmente uma URT na produção de brássicas em SPDH. Esta família já recebeu centenas de agricultores e técnicos, que desejam conhecer este modelo de agricultura, com menor custo de produção, diminuição do uso de agrotóxicos, produção com valor agregado e comercialização direta com rede de supermercados.

Saiba mais sobre SPDH no vídeo produzido pela TV da Epagri: