Epagri/Ciram divulga rede maregráfica em simpósio no RJ

  • Categoria do post:Mídia

A rede maregráfica da Epagri/Ciram foi um dos destaques do Simpósio sobre Ondas, Marés, Engenharia Oceânica e Oceanografia por Satélite (XIII Omarsat), realizado de 1º a 4 de outubro em Arraial do Cabo (RJ). Os técnicos Matias Boll e Argeu Vanz apresentaram o trabalho de implantação, desenvolvimento, armazenamento e controle de qualidade na aquisição de dados do nível do mar realizado a partir da implantação da rede maregráfica da Epagri.

Santa Catarina foi citada no evento como exemplo para outros estados brasileiros, uma vez que mantém uma rede de 11 marégrafos instalados, operando e transmitindo o nível do mar em tempo real ao longo dos 427km da costa catarinense. Essas informações são disponibilizadas para pescadores, maricultores, Defesa Civil, navegação comercial, praticantes de esportes aquáticos e cidadãos em geral.

O Omarsat é realizado a cada dois anos pela Marinha do Brasil para oportunizar a troca de experiências de monitoramento e de pesquisa na área de oceanografia física desenvolvidas em todo o país. Além da palestra, os representantes da Epagri participaram de uma mesa redonda e apresentaram uma publicação na forma de pôster.

Acesse aqui a situação dos ventos, marés e temperatura da água na costa de Santa Catarina em tempo real.