Projeto Jovem Feliz no Campo realiza primeiro encontro em Ipuaçu

  • Categoria do post:Mídia

O município de Ipuaçu entrou em julho realizando o primeiro encontro do projeto Jovem Feliz no Campo. O objetivo é estimular a permanência dos jovens no meio rural, focando na atividade leiteira nessa primeira iniciativa. A propriedade da família de Carlos Ricardo Block, na comunidade de Linha Vista Alegre, abriu as porteiras para receber o grupo no dia 2.

O projeto usa a metodologia CITE, que significa clube de integração e troca de experiências e busca soluções grupais e integrativas para o desenvolvimento sustentável e econômico de determinada atividade. Em forma de rodízio, são realizados encontros mensais nas propriedades das 13 famílias participantes.

Antes de cada encontro, um grupo de técnicos levanta informações sociais, ambientais e econômicas da família anfitriã e da propriedade rural. “Essas informações são repassadas para o grande grupo no dia do encontro, promovendo um momento de discussão entre a família, os jovens agricultores e técnicos. Assim, há a possibilidade de levantar experiências, sugerir melhorias no sistema de produção e, não menos importante, relacionar-se com os outros”, informa Ires Cristina Oliari, engenheira-agrônoma da Epagri de Ipuaçu.

O projeto é uma iniciativa da Epagri e da Secretaria Municipal de Agricultura realizado com apoio da Udesc e em parceria com Cooperalfa, Banco do Brasil, Cresol e Sintraf.  “Temos a honra de anunciar que três das famílias do grupo CITE de Ipuaçu são indígenas, mostrando que temos um trabalho maravilhoso com grupos étnicos incluindo-os em atividades produtivas e geradoras de renda”, acrescenta Ires.