Turismo rural é tema de capacitação de agricultores em Urubici

Agricultores familiares de Urubici puderam se atualizar sobre turismo rural, empreendedorismo e as regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) durante o 1º Seminário Municipal da Agricultura Familiar. O encontro reuniu, na Câmara de Vereadores do município, 50 agricultores familiares que já desenvolvem atividades de turismo em suas propriedades.

Durante o evento, realizado no dia 7 de maio, os participantes foram orientados sobre os documentos necessários para a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e conheceram melhor a Lei Municipal 1978/2017, que recepciona a política de apoio ao turismo rural na agricultura familiar. A Vigilância Sanitária apresentou o que é necessário para emitir o Alvará Sanitário e o Sargento Godinho, do Corpo de Bombeiros, falou sobre normas de segurança. Ari José Pritsch, da Secretaria Estadual da Fazenda, apresentou a Lei do Microempreededor e da Nota Fiscal Eletrônica.

O seminário contou com a participação de profissionais da Epagri, do prefeito Antônio Zilli, da secretária municipal de Turismo, Simone Vieira, de representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e de sindicatos. “Foi um dia muito produtivo e esclarecedor no que se refere a legalidade da atividade de turismo na agricultura familiar”, resume Cláudia Maria Schmitz, extensionista da Epagri em Urubici.