Jovens do Oeste Catarinense buscam capacitação em pecuária leiteira

  • Categoria do post:Mídia

A agenda do mês de maio foi cheia para jovens agricultores do Oeste Catarinense que se dedicam à produção de leite. A Epagri, em parceria com diversas instituições ligadas à agropecuária, promoveu capacitação em pecuária de leite para produtores dos municípios de Águas de Chapecó, São Carlos, Cunhataí, Cunha Porã, Riqueza e Flor do Sertão.

Segundo o extensionista rural de Maravilha, engenheiro-agrônomo Richard Junglaus, os conteúdos foram abordados buscando um novo olhar para a atividade, como parâmetros e potencial utilizados para produção de leite em diferentes propriedades rurais, taxa de oferta de pastagens e estrutura de um rebanho.

Richard explica que a ação é resultado de uma parceria que atende mais de 153 pessoas, possível a partir da articulação entre várias entidades, sociedade civil e agentes de extensão rural.

O leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina e envolve 45 mil produtores em diversos municípios do estado. A grande bacia leiteira catarinense é a região Oeste, que responde por 75% de todo leite produzido – quase 2,4 bilhões de litros.