Seminário em São João do Sul discute sustentabilidade e futuro dos jovens no campo

Fotos: Jose Nicolau Fernandes / Epagri

Qualidade de vida, desenvolvimento rural sustentável e sucessão familiar no campo foram os temas em pauta em São João do Sul nos dias 30 e 31 de maio. O I Seminário Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Sucessão Familiar Rural foi realizado pela Epagri e pela prefeitura com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante a XII Festa do Colono e a I Feira Agropecuária de São João do Sul.

No primeiro dia, o destaque foi a participação de jovens rurais do município, que apresentaram suas histórias de sucesso na agricultura familiar. “Com suas histórias de vida, os jovens demonstraram o valor que dão ao meio rural, por sentirem que ainda é o melhor ambiente para formarem suas famílias, criarem seus filhos e viverem com qualidade”, conta Doris de Oliveira, extensionista da Epagri em São João do Sul.

Os participantes puderam refletir sobre aspectos importantes da sucessão familiar, como a importância dos pais nesse processo, a busca de conhecimento, a orientação técnica e os recursos para desenvolver projetos de vida. Palestras abordaram temas como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e a força do jovem na agricultura familiar.

A Tarde Integrativa envolveu os participantes em atividades de resgate de tradições e valorização da cultura local. O público participou de brincadeiras como competição de serra de dupla (topiador, traçador ou aparador), debulha de milho e corrida do saco.

Temas técnicos predominaram nas palestras do segundo dia. Os participantes puderam aprender mais sobre fruticultura no Sul do Estado e produção de carne e leite. Uma palestra sobre a importância das tecnologias adaptadas para a agricultura familiar abriu a Exposição dos Agricultores Inventores. O evento foi uma oportunidade para divulgar inventos como a despolpadeira de maracujá, o trator caseiro, o cata-vento para captar água e o distribuidor de sementes e adubos.