Sanidade e alimentação animal são temas de evento em Concórdia

  • Categoria do post:Mídia

Uma reunião com demonstração de método foi realizada com 30 produtores de leite de Concórdia, para falar sobre sanidade e alimentação animal. O evento foi realizado no dia 31 de maio no centro comunitário da linha Barra do Tigre, interior do município, e a parte prática na propriedade da família Ponath, que é administrada pelo jovem Cristiano, egresso do curso de formação de lideranças da Epagri.

Na oportunidade a médica-veterinária Talita Bogoni, da secretaria da agricultura, fez uma abordagem sobre sanidade animal, trabalhando de forma detalhada as principais doenças que causam problemas reprodutivos ao rebanho leiteiro, como BVD, IBR, brucelose e leptospirose. Ela mostrou como as doenças se instalam no rebanho, o resultado negativo que elas causam e o controle preventivo via calendário de vacinas.

Em um segundo momento o extensionista da Epagri Márcio Titon falou sobre implantação de pastagens perenes e anuais, apresentando de forma prática tecnologias de produção de mudas e implantação de pastagens perenes, que são a base alimentar do sistema de produção de leite à base de pasto, preconizado pela Epagri. Titon também explicou sobre a tecnologia de sobressemeadura de pastagens anuais, fundamental para a época do ano, quando as pastagens de verão estacionam sua produção.

O evento foi promovido pela Epagri de Concórdia em parceria com a Secretaria de Agricultura do município.