Sangão e Jaguaruna capacitam produtores de gado de corte

  • Categoria do post:Mídia

A bovinocultura de corte é uma atividade tradicional no Sul Catarinense, mas que ainda precisa de profissionalização dos pecuaristas para gerar mais rendimento. Com esse objetivo, a Epagri realizou em março e abril um curso na área para mais de 30 criadores de Sangão e de Jaguaruna.

De acordo com a engenheira-agrônoma da Sangão, Lilian Gonçalves dos Santos, o curso capacitou os pecuaristas para implantar sistemas de produção que, além de diminuírem os custos, resultem em um animal bem acabado e com carne de qualidade para o abate, de forma a atender o mercado cada vez mais exigente.

Durante quatro quintas-feiras os produtores se reuniram na parte da manhã para receber informações teóricas. À tarde visitaram propriedades em que os conhecimentos adquiridos já são aplicados. Na primeira etapa, os produtores discutiram sobre os custos de produção na atividade e entenderam o comportamento do mercado. Na segunda etapa foi mostrado como o bom manejo de pastagens pode melhorar a produtividade.

O engenheiro-agrônomo de Tubarão João Paulo Reck reforçou a importância da adubação e da calagem nas áreas de pastagens para que os animais tenham um alimento de qualidade. Segundo ele, a ação vai aumentar a fertilidade do solo e melhorar a qualidade da pastagem, resultando em ganho de peso do rebanho.

A terceira etapa tratou sobre a cria, raças e manejo sanitário do rebanho. O médico-veterinário Marcelo Bortolan mostrou a importância de seguir um calendário de vacinação para os animais e de implantar uma estação de monta para que as vacas consigam manter o score corporal e assim produzir um terneiro por ano.

A última etapa foi realizada no Centro de Treinamento de Tubarão e trouxe informações sobre engorda mais rápida dos animais com produção de carne de qualidade, o que possibilita a comercialização com maiores preços.

A capacitação não teve custo para os produtores. Os recursos foram viabilizados por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e contou com a parceria da Prefeitura de Sangão.