Curso promove a qualidade da farinha de mandioca do Sul Catarinense

A produção de farinha de mandioca é tradicional no Sul Catarinense. Para que o produto chegue ao consumidor com qualidade e segurança alimentar, proprietários de engenhos dos municípios que lideram a produção de mandioca no estado – Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio – participaram de uma capacitação sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) voltada às farinheiras. O curso foi realizado no dia 12 de abril pela Epagri de Jaguaruna e de Sangão, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Sangão e as vigilâncias sanitárias de Jaguaruna e Sangão

Segundo o engenheiro-agrônomo da Epagri de Jaguaruna, Emerson Evald, a partir de 2015, com o projeto SC Rural, esses engenhos receberam investimentos para se adequarem às normas ambientais e sanitárias.  Com isso surgiu a demanda por um curso de BPF direcionado às farinheiras para que os produtores pudessem obter o conhecimento necessário para produzir uma farinha de mandioca de qualidade e com segurança alimentar. Emerson ressaltou que muito já foi feito na melhoria das estruturas dos engenhos da região, servindo inclusive de referência para outros estabelecimentos no estado.

O engenheiro-agrônomo Edson Borba Teixeira, gerente regional de Criciúma e Araranguá e responsável pelo projeto Agroindústria Familiar no Sul Catarinense, passou para os produtores os cuidados que eles devem ter no momento da manipulação de alimentos, além dos itens que devem ser observados na adequação do engenho para que a farinha produzida seja adequada ao consumo.

Os participantes do curso discutiram com os instrutores sobre as melhorias que ainda podem ser feitas, procurando iniciar a construção de um modelo de BPF que se enquadre nas especificidades que a produção de farinha de mandioca nos pequenos engenhos possui, sempre visando um produto de qualidade.

A responsável pela vigilância Sanitária de Sangão, Angéli Correa, juntamente com as vigilantes de Jaguaruna, Patrícia Cruz e Raquel Ramos, também apresentaram aos produtores a documentação exigida aos engenhos, ressaltando sempre o caráter educativo das ações dos órgãos municipais.

Para a engenheira-agrônoma da Epagri de Sangão, Lilian Gonçalves dos Santos, a importância que a cultura da mandioca e a produção de farinha têm na região faz com que o trabalho da Empresa nesse setor seja sempre presente, visando sempre fortalecer essa cadeia de enorme importância histórica e cultural na região.