Dia do Chimarrão: Epagri pesquisa erva-mate há mais de 30 anos

  • Categoria do post:Mídia

Separe a cuia, a bomba, a erva-mate e esquente água para celebrar o dia de hoje. Em 24 de abril se comemora o Dia do Chimarrão. A escolha da data é uma homenagem à fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do Mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

O chimarrão, também conhecido como mate, é tradicional no Sul do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Chile. Em Santa Catarina, a erva-mate, matéria-prima usada para preparar a bebida, tem grande importância ambiental e socioeconômica em dezenas de municípios e milhares de propriedades rurais.

O Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), em Chapecó, desenvolve estudos com a erva-mate desde meados da década de 1980. Esse trabalho resultou no primeiro pacote tecnológico para essa cultura no Brasil. E em parceria com a Embrapa Florestas, a Epagri lançou o primeiro cultivar de erva-mate do País: SCSBRS Caa rari.

Atualmente, a Epagri desenvolve pesquisas com diversos materiais genéticos de erva-mate – seminais e clonais – para plantio em pleno sol ou meia sombra. Também está em estágio avançado o estudo da Indicação Geográfica da erva-mate no Planalto Norte Catarinense. Para conhecer melhor esse trabalho, clique aqui.