Governador visita Estação Experimental da Epagri em São Joaquim

O governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, e o Secretário da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, visitaram nesta terça-feira, 2, a Estação Experimental da Epagri em São Joaquim (EESJ). Eles foram recepcionados pela presidente da Epagri, Edilene Steinwandter e pelo gerente da Estação, Cristiano João Arioli.

Na visita o governador ficou a par das pesquisas desenvolvidas na unidade, especialmente com maçã, uva e goiaba-serrana. Moisés conheceu ainda o laboratório de enologia instalado na EESJ. Também recebeu um exemplar do livro A cultura da goiabeira-serrana, escrito por pesquisadores da Epagri e o primeiro sobre a cultura no Brasil.

“É extremamente importante acompanhar esse trabalho, para conhecermos melhor o apoio que o Estado oferece aos produtores. Considerando toda a estrutura à disposição do produtor, temos mais de R$ 100 milhões de investimentos. É essa parceria que permite atingirmos o grau de excelência, e o Estado quer ser ainda mais parceiro”, destacou Moisés. Ele afirmou que o Governo deve intensificar os trabalhos também para fomentar o turismo na região, com investimentos e pesquisas para agregar valor aos atrativos serranos.

“Estamos conseguindo otimizar a produção nas pequenas áreas. Isso é resultado de todo um processo de assistência aos produtores e um grande diferencial do nosso estado”, comentou a diretora-presidente da empresa.

A fruticultura forma a base do trabalho da EESJ. A unidade desenvolve pesquisas em maçã, pera, ameixa, goiaba-serrana, uva e enologia. Também atua no melhoramento genético e fitotecnia da batata. Suas pesquisas têm forte influência no sucesso da cultura da maçã e dos vinhos finos de altitude no território catarinense.

Participaram da visita o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, lideranças locais e regionais, além de técnicos da Epagri.