Epagri lança primeiro livro sobre a cultura da goiabeira-serrana

  • Categoria do post:Mídia

Após anos de pesquisa em melhoramento genético com a goiabeira-serrana e lançamento de quatro cultivares, a Epagri lança o primeiro livro sobre a cultura dessa fruta. O lançamento da obra “A cultura da goiabeira-serrana” foi no dia 3 de abril, na Estação Experimental de São Joaquim (EESJ). Participaram do evento aproximadamente 150 pessoas, entre fruticultores, técnicos, estudantes, professores e interessados na cultura.

O evento contou com palestras da pesquisadora da Epagri Marlise Nara Ciotta, que falou sobre a cultura, e da professora da UFSC Karine Louise dos Santos, que falou sobre a história da pesquisa com goiabeira-serrana e perspectivas futuras. A programação do lançamento também contou com visita aos pomares, quando os participantes degustaram os quatro cultivares desenvolvidos pela Epagri: Alcantâra, Helena, Matos e Nonante. No campo também foram respondidas várias dúvidas relacionadas à cultura, como aquisição de mudas, manejo de pragas e doenças, nutrição, condução e questões mercadológicas.

O encerramento foi feito com um café preparado pelas equipes do IFSC de Urupema e do Centro de Treinamento da Epagri de São Joaquim com pratos à base de goiabeira-serrana: mousse de goiaba, pão de goiaba com patê de coalhada, chutney de goiaba e maçã com queijo serrano, compota de goiaba, torta Romeu e Julieta com geleia de goiaba, rocambole com mousse de goiaba, doce de corte de goiaba com queijo, sonho com recheio de goiaba, geleias com torrada e pão de milho.

Os organizadores do livro foram cinco pesquisadores da Epagri – Marlise Nara Ciota, Cristiano João Arioli, Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto, Leonardo Araujo e Mateus da Silveira Pasa – e a professora da UFSC Karine Louise dos Santos. Os autores são professores e pesquisadores de diferentes centros.

Durante o evento foram vendidos mais de 50 exemplares do livro, demonstrando o grande interesse pela obra, que reúne em um único lugar informações detalhadas sobre a cultura da goiabeira-serrana. A obra está à venda do por R$40,00 na Estação Experimental de São Joaquim ou pode ser solicitada pelo e-mail juliano@epagri.sc.gov.br.