Novos produtos da Epagri disponibilizam informações agropecuárias em formato digital

  • Categoria do post:Mídia
A partir da esquerda, Douglas Borba, Edilene Steinwandter e Ricardo de Gouvêa no lançamento do InfoAgro

Epagri e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca lançaram no dia 29 de março o aplicativo InfoAgro, que reúne informações estratégicas da agricultura catarinense. O evento, que aconteceu na sede da Epagri, em Florianópolis, teve presença do Secretário da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, e do Secretário da Casa Civil, Douglas Borba, além da Diretoria da Epagri, jornalistas e representantes de instituições ligas ao setor agropecuário. Também foi lançada a Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina 2017-2018.

A presidente da Epagri conduziu pessoalmente toda a cerimônia de lançamento, que se diferenciou pela informalidade. Ela destacou a importância da parceria entre o Centro de Socioeconomia e Planejamento da Epagri (Epagri/Cepa), a Secretaria da Agricultura e da Pesca e o Ciasc para desenvolvimento do aplicativo. Edilene falou também sobre o novo formato digital das publicações da Epagri, que será enfatizado a partir de sua gestão. “Desenvolvemos dois produtos que visam comunicação direta com a sociedade”, ressaltou a presidente sobre o InfoAgro e a Síntese, que nesse ano foi editada somente em formato digital.

O gerente da Epagri/Cepa, Reney Dorow, considera que o InfoAgro vai promover uma revolução no modo de acessar informações geradas pela agropecuária catarinense. Ele lembrou que só uma instituição com a capilaridade da Epagri no Estado é capaz de capturar dados tão diversos, que estão sistematizados tanto na Síntese como no aplicativo. “O Estado é uma liderança nacional em agropecuária por causa desse conjunto de ações públicas que exerce por todo o seu território”, declarou Reney.

O Secretário da Agricultura e da Pesca manifestou satisfação com a nova era digital que se vislumbra para distribuição de informações do setor, a partir do lançamento do aplicativo. Ele lembrou que a ferramenta vai servir para que agricultores, associações, cooperativas e outras instituições possam se beneficiar das informações disponíveis para alavancar ainda mais seus negócios. “Informação que fica na prateleira não serve para nada”, afirmou Ricardo de Gouvêa, destacando que a proposta do aplicativo é construir cenários e análises que permitam conquistar uma visão do que se pode fazer a mais pela agricultura de Santa Catarina.

Douglas Borba, titular da pasta da Casa Civil, afirmou em seu discurso que os lançamentos da Epagri estão em pleno alinhamento com a política de governo de construir produtos que entreguem de forma rápida e eficiente informações que a sociedade deseja. Segundo ele, com as informações estratégicas em mãos, cada setor vai poder perceber melhor oportunidades de melhoramento e incremento do agronegócio em Santa Catarina.

O aplicativo InfoAgro já está disponível para downloads gratuitos tanto para celulares que usam sistema operacional Android, como para aqueles que usam iOS.