Produtores de Frei Rogério conhecem os resultados com o SPDH

Associados da Cooperativa Ecológica Regional da Agricultura Familiar de Frei Rogério e Região estão sempre em busca de práticas conservacionistas no campo. Com esse objetivo, dia 22 de fevereiro 15 produtores participaram de uma palestra sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), proferida pelo pesquisador Leandro Hahn da Estação Experimental da Epagri de Caçador. O evento foi organizado pelo escritório municipal da Epagri com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e foi realizado na Câmara de Vereadores.

A palestra abordou a importância de um manejo conservacionista do solo com o objetivo de manter as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando a capacidade de produção de hortaliças. O pesquisador apresentou inúmeros exemplos de produtores da região que já utilizam técnicas para melhorar a qualidade do solo no cultivo de hortaliças, como o tomate, a cebola e o alho.

“Pelos exemplos desses produtores que utilizam o sistema de plantio direto de cultivo, o agricultores que participaram da palestra perceberam como se pode aumentar a produtividade das culturas, reduzir custos de produção e obter uma produção com menor uso de fertilizantes e defensivos químicos”, ressalta o extensionista social de Frei Rogério, Élcio Pedrão.

Outro assunto discutido foi o uso do cultivo protegido como uma opção para uma produção mais racional. O pesquisador Leandro destacou também a necessidade de planejamento da produção pelo agricultor, destacando que a transição para uma produção olerícola mais sustentável necessita de um planejamento que envolve todas as atividades dentro da propriedade.

Animado com os resultados mostrados nas propriedades que implantaram o SPDH, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Itamir Gasparini assumiu o compromisso de organizar duas propriedades dos associados e fazer um trabalho de recuperação de solo e transformá-las em unidades de observação.0