Rede maregráfica da Epagri/Ciram refina cálculo da tábua de marés para SC

  • Categoria do post:Mídia

A equipe de monitoramento costeiro da Epagri/Ciram recalculou a previsão das tábuas de marés para 10 pontos do litoral catarinense com o objetivo de uniformizar e refinar a previsão da altura das marés para o Estado. Segundo o pesquisador Matias Boll, o recálculo das marés astronômicas vai permitir uma melhor previsibilidade do comportamento das marés, aumentando a segurança para usuários envolvidos em operações de navegação, de pesca artesanal e de maricultura, além de permitir a previsão de alagamentos nos centros urbanos do litoral, entre outras utilidades.

Para esse trabalho, em janeiro de 2019 foram compilados dois anos de dados medidos (2017/2018) com frequência de amostragem de 15 minutos, totalizando 70.080 leituras/estação. “Com auxílio do software Pacmare 2003, foram extraídas para cada ponto as constantes harmônicas que caracterizam a influência astronômica sobre o nível do mar. Finalmente, a maré astronômica (previsão) foi recalculada para cada ponto para um período de 19 anos, com frequência amostral de 15 minutos – cerca de 666.240 valores por estação”, esclarece Matias.

Ele explica que, para ilustrar a qualidade do trabalho realizado, em semanas com pouca influência das condições meteorológicas sobre o comportamento do nível do mar, a maré medida deve se aproximar ao máximo da previsão astronômica. Na imagem são apresentados os dados das marés medida e prevista para o porto de Imbituba no período de 18 a 22 de fevereiro de 2019, verificando-se uma superposição quase total entre elas.

O monitoramento da maré pode ser acompanhado em tempo real no sítio Litoral On-line.