Revista da Epagri destaca agroindústrias familiares

  • Categoria do post:Mídia

Fábrica em ritmo acelerado, vendas pelo Brasil, investimento em marketing, participação em feiras e faturamento crescente. Pode não parecer, mas essa é a rotina de muitos agricultores catarinenses que decidiram empreender no campo e já voam alto nos negócios. Esse é o tema da reportagem e capa da revista Agropecuária Catarinense de janeiro. A matéria conta a história de três famílias que profissionalizaram seu trabalho a ponto de concorrer com grandes marcas e garantir seu lugar nas gôndolas e nos carrinhos dos supermercados.

Outra matéria traz a Banana Corupá, a mais doce do Brasil, cujo título foi oficializado com a concessão de uma Indicação Geográfica (IG). A revista também apresenta a rede de monitoramento costeiro da Epagri, a maior do Brasil, e explica como fazer um silo secador de grãos.

Inovações nas cadeias produtivas do arroz e do pinhão são destaque na seção técnico-científica. Um artigo apresenta o Sonne, uma armadilha testada com sucesso no monitoramento de insetos na lavoura de arroz. Outra novidade é o protótipo de uma máquina descascadora de pinhão.

A revista também apresenta uma série de trabalhos sobre fruticultura: descrição da Pereira cv. Rocha, estudos sobre rosáceas, desempenho da laranja Pera no oeste catarinense e sistemas de previsão de doenças na cultura da macieira. Na área de nutrição vegetal, a RAC traz um levantamento dos teores de nutrientes em lavouras de arroz e um estudo sobre o uso de silício na fitossanidade da cebola.

Para ler essas e outras matérias, acesse revista.epagri.sc.gov.br.

Para publicar trabalhos científicos na RAC, acesse publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC.