Epagri/Ciram recupera estações meteorológicas em Santa Catarina

A manutenção foi feita nas estações meteorológicas de Itapoá, Rio Negrinho, Caçador, Major Vieira, Laguna, São Miguel Do Oeste, Joaçaba e Abelardo Luz

Técnicos da Epagri/Ciram fizeram um mutirão em maio para sanar problemas das estações meteorológicas de Itapoá, Rio Negrinho, Caçador, Major Vieira, Laguna, São Miguel Do Oeste, Joaçaba e Abelardo Luz. Foram repostos  sensores de velocidade e direção do vento, pluviógrafos, sensores de temperatura e umidade relativa do ar e estais de segurança e efetuada a remodelação de cercas, além de outras atividades técnicas para permitir a continuidade do monitoramento do tempo e clima em Santa Catarina.

O trabalho foi executado pelos técnicos Roberto Carlos da Silveira, Rafael Araújo, Valdenize Pianaro, Thays Camassola e Andrey Abreu, com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e das prefeituras municipais. A estação meteorológica de São Miguel do Oeste foi retirada do aeroporto local devido às obras de adequação e ampliação e será instalada na área do Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste logo que seja avalizada pelo Inmet em Brasília.

O pesquisador Hamilton Justino Vieira ressalta que a  atuação da Epagri/Ciram na operação da rede de estações hidro meteorológicas, apesar da pandemia do Covid-19, possibilita o monitoramento, entre outras coisas, das ondas de frio, vendavais, altura das marés e estiagens, subsidiando assim as ações e tomada de decisões da sociedade civil e governamental.