Oficina aborda tecnologia e segurança na aplicação de agrotóxicos

  • Categoria do post:Mídia

Qualificar, orientar e ensinar na prática o manuseio correto e a seleção de equipamentos para a aplicação consciente de agrotóxicos. Esse foi o principal objetivo da oficina de tecnologia e segurança na aplicação de agrotóxicos, realizada pela Epagri de Caxambu do Sul no dia 23 de maio, na propriedade rural de Edir Vivian. Participaram agricultores e técnicos do município.

O instrutor e pesquisador do Centro de Pesquisa da Agricultura Familiar da Epagri (Chapecó), João Américo Wordell, falou sobre  a eficiência na aplicação de agrotóxicos. Em seguida, o extensionista Juliano Garcez, da Epagri de Caxambu do Sul, discorreu sobre transporte, armazenamento, segurança na manipulação e aplicação de agrotóxicos, além do gerenciamento de resíduos de agroquímicos e sobre a higienização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Juliano destaca que o evento busca atender a uma demanda municipal específica sobre a temática identificada na oficina de Planejamento Plurianual da Epagri.

O extensionista ainda observa que a problemática relacionada aos agrotóxicos é crítica, afinal é significativa a presença de agrotóxicos nos recursos hídricos da região. Ele recorda da importância do agricultor construir uma plataforma para o abastecimento e limpeza dos equipamentos de aplicação. Também observa que a água contaminada residual dessa lavagem e da higienização dos EPI’s não pode ser disposta ao solo. Deve ser coletada, reutilizada ou tratada adequadamente.

Diversos equipamentos e componentes de aplicação foram apresentados também pelo instrutor Geovani Prudêncio, da empresa Magnojet. Ele falou sobre a seleção de componentes e assessórios para pulverizadores. No período da tarde foi realizada na prática a avaliação, manutenção e regulagem de pulverizadores tratorizados, quando os participantes observaram as variações provocadas pelo uso e desgaste, os critérios para seleção dos componentes, alternativas para a melhoria na qualidade da aplicação e os ajustes necessários no sistema de pulverização.