Agricultores de Porto União se reúnem para oficina sobre produção de pepino e vagem

  • Categoria do post:Mídia

A propriedade da família Pedrolli, na comunidade do km 13 de Porto União, recebeu 18 produtores de hortaliças  do município no dia 5 de junho para uma oficina sobe o cultivo de pepino e vagem. A propriedade é Unidade de Referência Técnica da Epagri e do Ministério da Agricultura em cultivo protegido de hortaliças orgânicas.

A oficina foi conduzida por Guilherme Gonçalves, engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União. No evento cada agricultor expôs seus métodos de cultivo de pepino e vagem, com o objetivo de trocar experiências sobre as culturas. O extensionista passou ao grupo diversas informações técnicas sobre fisiologia dessas espécies, uso de irrigação e cultivo protegido, tutoramento, saúde de plantas, colheita e custo de produção.

No decorrer da oficina alguns temas se destacaram como a relação de conforto térmico e produção, uma questão muito importante no cultivo protegido. Outro assunto discutido foi a importância de uma boa estrutura de tutoramento do pepino e da vagem para resultar em boas produções e melhorar o rendimento da mão de obra dos agricultores. Por último foram expostos os dados de produção obtidos na safra 2018-2019 na propriedade da família Pedrolli, comparando  dados da produção por época de cultivo e altura de abrigo, bem como os custos de produção dessas culturas.