Carneiro hidráulico garante fornecimento de água em escola de Lebon Régis

  • Categoria do post:Mídia
O carneiro hidráulico é capaz de bombear água morro acima por centenas de metros sem uso de energia elétrica

A escola de ensino fundamental 30 de Outubro, localizada no assentamento Rio dos Patos, no município de Lebon Régis, vai acabar com o problema de falta de água para irrigação da horta e para limpeza da unidade de ensino. No final de agosto, cerca de 30 estudantes acompanhadas do professor instalaram um carneiro hidráulico para o bombeamento de água, durante oficina promovida pela Epagri.

O instrutor foi o extensionista Élcio Pedrão, da Epagri de Frei Rogério. Ele explica que o carneiro hidráulico é um equipamento de baixo custo capaz de bombear água morro acima por centenas de metros sem uso de energia elétrica. “Com manutenção quase zero a escola vai resolver o problema da falta de água”, diz ele. A aluna Priscila Gonçalves da Silva batizou o carneiro de “coração hidráulico”, pois disse que o equipamento pulsa igual a um coração.

Élcio explicou sobre o funcionamento,  manutenção e  regulagem do equipamento. Ele também apresentou as peças que podem usadas, falou sobre desnível, reservatório, fonte de captação da água, cálculos de volume de água, aproveitamento e  perdas.

“Iniciativas como essa de energia limpa que não liberam resíduos ou gases poluentes  geradores do efeito estufa e de aquecimento global são sempre bem vindas para a preservação do  planeta”, ressalta a extensionista   Clarice Werner, da Epagri de Lebon Régis.

Aprenda com nosso extensionista Élcio Pedrão a montar uma carneiro hidráulico. Veja o vídeo abaixo: