Epagri capacita jovens do Meio-oeste em produção de leite à base de pasto

• Categoria do post:Pecuária

A Epagri está empenhada em difundir ainda mais a produção de leite à base de pasto no Meio-oeste catarinense. Para tanto, vem desenvolvendo na região o projeto PecJovem, para capacitação de jovens agricultores na atividade.

Turma da região de Concórdia em aula de campo (Fotos: Divulgação Epagi)

“O objetivo é que os participantes, ao longo do curso, percebam que o sistema produtivo de leite à base de pasto é uma ótima opção de evolução da propriedade, aumentando sua rentabilidade e resiliência, tornando a propriedade mais eficiente e atrativa para o processo de sucessão familiar”, resume Márcio A. Titon, extensionista da Epagri e líder do Projeto Pecuária na região.

A edição de 2024 conta com duas turmas. Uma reúne pecuaristas de Campos Novos, Luzerna, Treze Tílias, Ibicaré, Herval D’Oeste e Água Doce. A outra concentra jovens rurais dos municípios de Concórdia, Arabutã, Ipumirim, Irani, Lindóia do Sul e Xavantina.

“As vagas disponibilizadas para o curso foram rapidamente preenchidas”, relata Márcio. Ela conta ainda que as duas primeiras alternâncias, realizadas em março, “tiveram resultado muito positivo”, com forte participação dos pais de alunos, entidades parceiras e lideranças locais.

A turma de Campos Novos concentra jovens de seis municípios

O formato do curso foi pensado para facilitar a participação dos jovens. Desse modo, as alternâncias – que são os períodos em que os alunos permanecem no curso – são de apenas de um dia, devido à dificuldade de integrantes da família se ausentarem por muitos dias. O conteúdo trata especificamente de bovinocultura de leite à base de pasto, “pela importância que a atividade tem na região”, destaca o extensionista. Ele lembra ainda que as etapas serão realizadas nos municípios, facilitando a logística. Os idealizadores do curso também optaram pelo equilíbrio entre conteúdos teóricos e práticos na grade curricular.

Além da Epagri, a organização do curso envolveu grande adesão de entidades, entre elas as  prefeituras dos dez municípios envolvidos e as entidades de crédito Sicredi, Siccob, Cresol, Crediseara e Banco do Brasil.