BLOG-Epagri

Evento em Fraiburgo marca o início da colheita da maçã no Meio Oeste Catarinense

Nesta segunda-feira (5) a prefeitura de Fraiburgo promoveu a Abertura Oficial da Colheita da Maçã no município. O Meio Oeste Catarinense, região em que está localizada Fraiburgo, responde por 13,9% da produção e tem a Gala como a variedade a mais cultivada. O município é o segundo do Estado em área cultivada, com aproximadamente 1.781 hectares  de maçã. Na safra catarinense de 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas da fruta, segundo estimativa da Epagri/Cepa.

O município é o segundo do Estado em área cultivada, com aproximadamente 1.781 hectares  de maçã (Foto: Will Nieckarz / SAR)

Durante o evento, o extensionista da Epagri em Fraiburgo, Marcos Pritsch, apresentou a Gala Gui, variedade lançada pela Estação Experimental em Caçador que se destaca pela resistência à principal doença da maçã, a mancha foliar de glomerella.  “É uma planta sadia, bem desenvolvida, que tem potencial produtivo de até 70 toneladas por hectare”, explica.

O extensionista Marcos Pritsch (no centro, de branco) apresentou a Gala Gui, variedade de maça lançada pela Epagri que se destaca pela resistência à mancha foliar de glomerella (Foto: Will Nieckarz / SAR)

Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã, em sua maioria variedades desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Epagri. A variedade Fuji ocupa a maior área colhida, seguida pela Gala. A Região Serrana é responsável por 85,7% da produção estadual.

Técnicos da Epagri participaram do evento mostrando as tecnologias da Epagri para a cadeia produtiva da maça (Foto: Divulgação / Epagri)

Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, participou do evento junto com a secretária Adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif.  “Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto com os nossos produtores, por meio da Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. Temos o compromisso com a pesquisa e proteção dos nossos pomares. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura para o campo e para garantir a sucessão familiar. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Saiba mais sobre a doença da mancha da Gala e como as variedades de maçã desenvolvidas pela Epagri podem evitar a incidência da doença e garantir a sanidade dos pomares de Santa Catarina.