Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Cigarrinha-do-milho: confira monitoramento atualizado para Santa Catarina

  • Grãos

O primeiro boletim do ano do Programa Monitora Milho SC informa que a média populacional da cigarrinha-do-milho no Estado está em torno de 70 insetos por armadilha por semana, uma média de 10 insetos capturados a cada dia. “A infectividade por fitoplasma-do-milho é de 53% e o vírus-do-rayado-fino foi detectado em 60% das amostras analisadas”, informa Maria Cristina Canale Rappussi da Silva, pesquisadora da Epagri/Cepaf responsável pelas análises.

Vários agricultores já estão semeando o milho de segunda safra. “Sabendo da existência de infectividade de cigarrinhas, é muito importante que o manejo inicial da lavoura seja realizado, aliando-se o controle biológico ao químico quando possível para um efeito residual mais longo”, alerta a pesquisadora. Ela lembra ainda que é importante não semear próximo à lavouras antigas, especialmente se houver plantas com sintomas de enfezamento.

A cigarrinha-do-milho é um inseto que é vetor das doenças do complexo de enfezamentos (enfezamento-vermelho, enfezamento-pálido e virose-da-risca), capazes de comprometer substancialmente as safras de milho. No início de 2021 foi criado o Comitê de Ação Contra a Cigarrinha-do-milho e Complexo de Enfezamentos, reunindo membros das seguintes instituições: Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Esse comitê implantou o Programa Monitora Milho SC, com o objetivo de acompanhar as populações e a infectividade da cigarrinha-do-milho no Estado, por meio de pontos de monitoramento instalados em lavouras catarinenses.

As informações geradas pelo Programa Monitora Milho SC ajudam agricultores e técnicos a tomar decisões sobre o manejo e verificar a eficiência das estratégias adotadas. Dentro das propriedades, a Epagri orienta sobre medidas de controle, como escolha de variedades de milho tolerantes aos enfezamentos, uso de sementes tratadas e redução da janela de semeadura. Outra ação importante é a campanha para a eliminação do milho voluntário (guaxo ou tiguera), que se desenvolve na entressafra, servindo de abrigo para a cigarrinha.

Aplicativo

Outra ação importante da Epagri foi a disponibilização do Aplicativo Monitora Milho SC, disponível para download gratuito em celulares que usam o sistema operacional Android. A ferramenta dá acesso a um mapa de Santa Catarina com os pontos onde são realizados os monitoramentos das lavouras. Nessa área, é possível observar o nível populacional da cigarrinha-do-milho em diferentes regiões catarinenses. 

O aplicativo permite ainda acessar uma tabela com informações sobre os municípios, com recomendações de manejo baseadas nos valores apresentados em cada local. A ferramenta traz também a evolução da infectividade das amostras, com informações atualizadas sobre as lavouras monitoradas em diferentes municípios catarinenses. 

Pular para o conteúdo