BLOG-Epagri

Cultivares de mandioquinha-salsa da Epagri despertam interesse de pesquisadores da Colômbia

Representantes da Agrosavia, empresa de pesquisa agropecuária da Colômbia, vieram a Santa Catarina para conhecer a campo o desempenho dois cultivares de mandioquinha-salsa da Epagri, o Coqueiral e o Inca. A reunião técnica foi realizada em Campo Alegre, no dia 26 de setembro, da qual participaram também pesquisadores da Embrapa de Canoinhas e de Brasília.

Os materiais da Epagri se adaptam a clima ameno e se destacam pela produtividade (Foto: Divulgação/Epagri)

Uma característica dos materiais que despertou interesse da Colômbia é a adaptação em regiões de clima ameno, de preferência acima de 600 metros de altitude, bem como excelente adaptação ao Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). “Ambos os cultivares apresentam rusticidade às variações climáticas, resistência a pragas e doenças, e maior quantidade de mudas produzidas por plantas”, destaca  Edson Corrêa, líder da Olericultura da Epagri no Planalto Norte.

Segundo o extensionista rural Marcelo Zanella, da Gerência Regional de Florianópolis, os dois cultivares se destacam pela produtividade: o Coqueiral chega a 88 toneladas por hectare e a Inca 63 toneladas por hectare, bem acima da variedade Senador Amaral, usada como referência por ser a cultivar mais plantada no Brasil, que é de 12 toneladas por hectare.

Reunião técnica foi realizada em Campo Alegre e reuniu técnicos da Epagri, Agrosavia e Embrapa (Foto: Divulgação/Epagri)

Zanella explica que essa aproximação entre a Eapgri a Agrosavia tem o objetivo de uma futura cooperação técnica para troca de material entre as duas instituições. “Algumas tecnologias de manejo da Epagri, como nutrição de plantas e preparo de mudas da mandioquinha-salsa, já vão ser testadas no país vizinho”, revela o extensionsita.

Mais informações:

Marcelo Zanella, extensionista rural da Regional de Epagri em Florianópolis