Epagri mostra desempenho de novos cultivares de mandioquinha-salsa em Campo Alegre

Um dia de campo na propriedade dos agricultores Leonardo Hoff e seu filho Lucas, em Campo Alegre, município do Planalto Norte Catarinense, apresentou o desempenho de sete cultivares de mandioquinha-salsa, dois deles lançamentos da Epagri: SCS380 Inca e SCS381 Coqueiral. O evento foi realizado no dia 9 de junho e reuniu cerca de 50 pessoas entre agricultores e extensionistas de Santa Catarina e do Paraná.

Evento também contou com oficina sobre preparo e produção de mudas de mandioquinha-salsa

O que mais chamou a atenção dos novos cultivares foi a produtividade: a Coqueiral registrou 88 toneladas por hectare e a Inca 63 toneladas por hectare, bem acima da variedade Senador Amaral, usada como referência por ser a cultivar mais plantada no Brasil, que é de 12 toneladas por hectare. Segundo Edson Corrêa, líder da Olericultura da Epagri no Planalto Norte, os dois materiais também se destacam pela rusticidade às variações climáticas, resistência a pragas e doenças, e maior quantidade de mudas produzidas por plantas.  Outras características registradas nos dois cultivares são maior adaptação em regiões de clima ameno, de preferência acima de 600 metros de altitude, bem como excelente adaptação ao Sistema Plantio Direto de Hortaliças.

O cultivar Coqueiral registrou produção de 88 toneladas por hectare

O extensionista Marcelo Zanella, da Gerência Regional de Florianópolis, explica que o lançamento desses novos cultivares faz parte de um projeto integrado entre a pesquisa e a extensão da Epagri. O cultivo dos diferentes materiais já registrados, assim como dos que ainda estão em avaliação, são realizados nos diferentes microclimas do Estado por três anos para a verificação de desempenho a campo, onde são avaliados os seguintes critérios: qualidade de raízes, cor da polpa e sabor, produtividade, rusticidade, produção de mudas sadias e viáveis e adaptação às condições climáticas.

Segundo Zanella, todo esse caminho é necessário para o registro das novas variedades junto ao Ministério da Agricultura, bem como para dar recomendações bem precisas ao produtor catarinense nas diferentes regiões. Em Campo Alegre o ensaio foi instalado em junho de 2021 e acompanhado pelo extensionista rural do município, Ildefonso Cardoso.

O cultivar Inca registrou 63 toneladas por hectare

No dia de campo também foi realizada uma oficina sobre preparo e produção de mudas de mandioquinha-salsa, mostrando a importância da escolha do cultivar e condições gerais para se obter uma boa lavoura. O tema foi abordado pelo extensionista rural de Angelina, Carlos Koerich. A análise sensorial/gustativa fechou a programação e ficou a cargo do pesquisador Eduardo C. Nunes, da Estação Experimental de Urussanga. O evento trouxe aos presentes os materiais cozidos para apreciação e avaliação quanto sabor e aparência da polpa.

Mais informações sobre o cultivo e/ou mudas:

• Marcelo Zanela, extensionista rural da Regional de Epagri em Florianópolis

Fone: (48) 3665-5111 / E-mail: zanella@epagri.sc.gov.br