Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Cereais de inverno: agricultores do Extremo Oeste de SC participam de Dia de Campo da Epagri

  • Grãos

Difundir o cultivo de cereais de inverno no Extremo Oeste Catarinense, tanto para produção de grãos quanto para alimentação dos rebanhos da região. Esse foi o objetivo de dois dias de campo realizados pela Epagri no mês de setembro nos municípios de Descanso e Guaraciaba.

Nos encontros, técnicos da Epagri e da Embrapa falaram sobre a importância de inserir o trigo em sistemas produtivos que sejam sustentáveis e regenerativos. Eles apresentaram conceitos e práticas do sistema de plantio direto (SPD), que prevê mínimo revolvimento do solo, cobertura permanente do solo, diversidade de plantas e rotação de culturas. “O trigo entra muito bem como uma cultura de outono/inverno, protegendo e estruturando o solo com suas palhas e raízes, além de gerar renda nessa época, sendo ainda uma forma de rotação com a soja”, destaca o extensionista rural Célio Air Mikulski.

Cultivo de cereais de inverno em SC
Os participantes conheceram variedades de cereais de inverno para a alimentação de rebanhos suínos e bovinos (Foto: Divulgação Epagri)

Alimentação dos rebanhos

Os participantes também conheceram variedades de trigo e de triticale que podem ser alternativas para a alimentação dos rebanhos suínos e bovinos. O objetivo é difundir a produção de cereais de inverno para tornar essas cadeias produtivas mais competitivas, menos dependentes de insumos externos e mais rentáveis. “Muitas dessas variedades podem ser implantadas para pastejo, confecção de silagem ou colheita de grãos, reduzindo a dependência por insumos externos à propriedade e os custos de produção”, diz Célio.

Cultivo de cereais de inverno em SC
Dias de campo em Guaraciaba e Descanso reuniram mais de 140 participantes (Foto: Divulgação Epagri)

Mais de 140 pessoas, entre técnicos, estudantes e produtores rurais participaram dos dois eventos. Em Descanso, o encontro aconteceu na propriedade de Gelson Giombelli e organizado pelo extensionista Rural Zolmir Frizzo. Em Guaraciaba, o extensionista rural da Epagri Elias Roque Kovalski organizou a atividade na propriedade de Valmir Rebelatto. Além de representantes da Epagri, os dias de campo contaram com a participação do pesquisador Osmar Conte, da Embrapa Trigo, do engenheiro-agrônomo Luiz Tarcísio Behn, da Fundação Meridional/Embrapa, e do engenheiro-agrônomo Cessar Alexandre Bourschei, da BMF Tec Bio.

Cultivo de cereais de inverno em SC
Técnicos da Epagri e da Embrapa falaram sobre a importância de inserir os cereais de inverno e sistemas de produção sustentáveis (Foto: Divulgação Epagri)

Unidades de observação

Os eventos são fruto de uma parceria que a Epagri e a Embrapa firmaram em Campos Novos durante uma capacitação sobre cereais de inverno. Por meio dessa parceria, foram cedidas, via Embrapa e Fundação Meridional, sementes de cereais de inverno desenvolvidos pela Embrapa e pelo IDR-Paraná para implantação de unidades de observação em Santa Catarina e posterior divulgação dos resultados aos técnicos e produtores.

Cultivo de cereais de inverno em SC
Parceria entre Epagri e Embrapa permitiu a instalação de unidades de observação de cereais de inverno no Extremo Oeste de SC (Foto: Divulgação Epagri)

Nas regiões de São Miguel do Oeste e Palmitos, há cinco unidades de observação: em Descanso, Guaraciaba, Santa Helena, Itapiranga e Tigrinhos.

Mais informações: Célio Air Mikulski, extensionista da Epagri – celiomikulski@epagri.sc.gov.br, fone: (49) 3631 3228.

Conheça no vídeo algumas pesquisas da Epagri com cereais de inverno:

Pular para o conteúdo