Dia de campo comprova produção sustentável de grãos na propriedade pioneira em Plantio Direto no Oeste de SC

  • Categoria do post:Mídia

Um dia de campo na propriedade pioneira na implantação do Sistema Plantio Direto no Oeste Catarinense mostrou não apenas a viabilidade, mas principalmente as vantagens da produção sustentável de grãos: a família Alessio, em Faxinal dos Guedes, tem hoje um custo de produção 20% menor comparada às propriedades da região, com produtividade igual ou superior. O evento foi no dia 4 de agosto e reuniu cerca de 200 pessoas da região para tratar de temas como agricultura regenerativa, biologia do solo, conservação de solo e água, e manejo sustentável de pragas e doenças.

A Fazenda Banhado Verde tem hoje um custo de produção 20% menor comparada às propriedades da região, com produtividade igual ou superior

Segundo o extensionista rural da regional de Epagri em Xanxerê, engenheiro-agrônomo Marcelo Basssani, esses índices foram possíveis porque a propriedade tem solo com excelente qualidade química, física e biológica. “O uso de plantas de cobertura permite que o solo esteja coberto o ano todo, o que evita erosão e degradação do solo, além de garantir grande com diversidade de fauna e flora.  Pesquisas na propriedade apontam locais com 6% de matéria orgânica, ou seja, uma excelente fração orgânica composta por resíduos vegetais, animais, compostos microbianos e húmus, o que promove uma fertilidade acima da média”, explica Marcelo.

No evento os Alessio também mostraram como o monitoramento de pragas e doenças resultou na redução da aplicação de produtos químicos. “Enquanto a família fez uma aplicação de fungicida, por exemplo, as propriedades da região fizeram três”, ressalta Marcelo. Sem contar o uso de equipamentos como rolo-faca para evitar o uso de herbicidas e o desequilíbrio da biota do solo. “Tudo isso é incremento de renda no bolso do agricultor e é responsável por manter os índices de sustentabilidade ao longo dos anos”, diz o extensionista.

A Fazenda Banhado Verde é unidade de referência técnica da Epagri na produção sustentável de soja, milho e trigo e é acompanhada pelo extensionista do município Maico Pergher, responsável por organizar o dia de campo, juntamente com a família, com a auxiliar administrativo Maria Rita Trevisan Angonese e a equipe de Grãos da UGT1 da Epagri.

No vídeo a seguir, conheça mais sobre o sistema Plantio Direto, uma tecnologia que reduz custos de produção, melhora a propriedade e preserva os recursos naturais.