Epagri e Defesa Civil fortalecem parceria para monitoramento ambiental

  • Categoria do post:Meio ambiente

A Epagri e a Defesa Civil de Santa Catarina reuniram-se no dia 12 de setembro com objetivo de intensificar a cooperação entre as instituições, para otimizar a coleta e disponibilização de dados ambientais para os mais diversos usos. O encontro aconteceu na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, e teve a presença do Secretário da Defesa Civil, Cel. Luiz Armando Schroeder Reis, do presidente da Epagri, Dirceu Leite, do gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), Luis Hamilton Pospissil Garbossa, além de técnicos das entidades.

Secretário da Defesa Civil, Cel. Luiz Armando Schroeder Reis, ao centro da mesa. À esquerda dele o presidente da Epagri, Dirceu Leite, e à direita o gerente da Epagri/Ciram, Luis Garbossa (Foto: Divulgação / Epagri)

A Epagri/Ciram é a instituição responsável por fazer o monitoramento ambiental de SC. Para tanto, utiliza, entre outras ferramentas, uma rede formada por mais de 300 estações meteorológicas espalhadas pelo Estado, que medem de forma automática variáveis como precipitação e temperatura do ar. Esses dados são enviados, também automaticamente, para o banco da Epagri/Ciram, na capital, onde são exibidos, quase em tempo real, em produtos digitais publicados no site da Epagri/Ciram.

Os dados ambientais também são repassados à Defesa Civil e outras instituições. Permanecem armazenados no banco da Epagri/Ciram, formando séries históricas fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas e outras aplicações. O banco digital da Epagri/Ciram cresce a uma média de 86 mil novos registros a cada dia e em meados de setembro acumulava mais de 440 milhões de dados. 

“O objetivo principal da reunião foi fortalecer os laços de parceria entre a Epagri e a Defesa Civil, reconhecendo a importância de uma colaboração eficaz no monitoramento ambiental do Estado”, relata Luis Hamilton. Além de discutir estratégias de cooperação, o presidente da Epagri conheceu a infraestrutura da Defesa Civil durante a reunião. 

Resposta a situações de risco ambiental

Entre as áreas de atuação mútua já existentes e que serão ampliadas nessa parceria, destacam-se a modelagem numérica de previsão do tempo e o monitoramento meteorológico e hidrológico. “Essas áreas são fundamentais para o planejamento agrícola, em questões ambientais e na prevenção e enfrentamento de eventos climáticos extremos que afetam o Estado“, detalha o gerente da Epagri/Ciram. 

Luis Hamilton destaca que a colaboração entre Epagri e Defesa Civil promete aprimorar significativamente a capacidade de previsão e resposta a situações de risco ambiental, contribuindo para a segurança da população catarinense. Além disso, a parceria visa maximizar a eficiência na utilização dos recursos públicos, garantindo que sejam direcionados de maneira eficaz para a proteção do meio ambiente e o bem-estar dos cidadãos.

Durante o encontro, o presidente da Epagri enfatizou a importância da cooperação interinstitucional e expressou otimismo quanto aos resultados que essa parceria pode alcançar. O secretário da Defesa Civil, por sua vez, ressaltou a relevância de contar com o conhecimento técnico da Epagri para aprimorar os sistemas de monitoramento e prevenção do Estado.

“Com essa união de esforços e recursos, Epagri e Defesa Civil de Santa Catarina demonstram seu compromisso em proteger o meio ambiente e garantir a segurança da população diante dos desafios ambientais que o estado enfrenta. A expectativa é que essa parceria fortalecida resulte em um estado mais resiliente e preparado para lidar com as adversidades climáticas”, finaliza o gerente da Epagri/Ciram.