Conheça as normas para acessar os dados ambientais da Epagri/Ciram

  • Categoria do post:Mídia
Estação meteorológica da Epagri em Campos Novos compõe a rede de cerca de 260 unidades similares a esta

Epagri/Ciram conta com uma rede de monitoramento ambiental formada por cerca de 260 estações meteorológicas, hidrológicas e agrometeorológicas, que acrescentam, a cada dia, 95 mil novos dados no banco digital da instituição. Na metade de outubro, esse banco já armazenava 340 milhões de dados, reunidos desde o início do século XX, um acervo valioso para os catarinenses.

Estes dados estão disponíveis para sociedade no site da instituição, mas também podem ser acessados por pesquisadores, instituições e cidadãos por meio da política de compartilhamento da Epagri/Ciram, que agora foi atualizada e disponibilizada na publicação Normas e Procedimentos para o Fornecimento de Dados, Declarações e Laudos Ambientais. A atualização trouxe maior clareza sobre a forma de acessar os dados.

As variáveis armazenadas no Banco de Dados Ambientais de Santa Catarina são a base para o entendimento do ambiente, alcançado através do seu processamento e análise. A disponibilização destes dados à sociedade para a geração de informações ambientais é essencial para apoiar as tomadas de decisões na gestão dos recursos naturais, garantir a produção de alimentos, desenvolver estudos científicos, proteger a população de eventos extremos e entender os efeitos das mudanças climáticas nas mais diversas áreas do conhecimento.

A partir de seu banco de dados, a Epagri presta três principais serviços. As séries temporais são conjuntos de dados de um determinado período de tempo gerado de forma contínua, com intervalos pré-estabelecidos em função da variável de interesse. A declaração de dados é um documento em papel timbrado da Epagri, com uma série temporal de dados selecionada para um determinado período de tempo, e assinado por profissional da área (meteorologista, agrônomo ou oceanógrafo) com registro em conselho de classe. Por fim, o laudo é um parecer técnico desenvolvido por especialista na área solicitada (meteorologia, agrometeorologia, hidrologia e oceanografia).

A política de compartilhamento de dados detalha como solicitar cada um destes serviços e os custos envolvidos, quando for o caso. Também dispõe sobre os prazos estabelecidos para entrega de cada documento e traz modelos para confecção das solicitações.

As principais variáveis disponibilizadas no ano de 2019 foram temperatura do ar máxima, mínima e média; precipitação horária, soma diária e soma mensal; umidade relativa horária, média diária e média mensal; velocidade e direção do vento média e máxima; radiação média horária, média diária e média mensal; insolação diária; pressão atmosférica horária, média diária e média mensal; molhamento foliar horário, média diária e média mensal; nível de rio; nível do mar; temperatura do solo e da água.

Para saber mais sobre a política de compartilhamento de dados da Epagri, contate Luis Hamilton Pospissil Garbossa, pesquisador da Epagri/Ciram, pelo e-mail luisgarbossa@epagri.sc.gov.br ou fone (48) 3665-5162.

Leia AQUI a íntegra do documento.

Veja como a rede de estações alimenta a plataforma digital de informações meteorológicas, que auxilia o agricultor no controle de pragas e doenças nas lavouras: