Bandeirante realiza o 20º Encontro Municipal das Famílias do Crédito Fundiário

  • Categoria do post:Institucional

O município de Bandeirante, no extremo Oeste de Santa Catarina, conta com cerca de 30 famílias que fazem parte do programa de crédito fundiário. Para reuni-las, a Epagri realiza há 20 anos um encontro que oportuniza troca de experiências, acesso a novos conhecimentos, capacitação técnica e social, tirar dúvidas do programa, além de manter o grupo unido. 

Famílias participantes conheceram estufa de morango (Crédito: Divulgação / Epagri)

O 20º Encontro Municipal das Famílias do Crédito Fundiário foi realizado no dia 17 de agosto, na comunidade da Linha Prata, numa parceria entre a Epagri e a prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob e Banco do Brasil. O Senar foi a entidade apoiadora do evento.

José Clóvis Moreira, extensionista rural da Epagri em Bandeirante e organizador do Encontro, explica que o programa de crédito fundiário, do governo federal, existe há muitos anos e tem o objetivo de financiar propriedades rurais para aquelas famílias que não possuem terra, mas que se enquadram nas regras desta política pública. 

“No início se chamava Banco da Terra, passou a ser chamado de Programa nacional de crédito fundiário e depois Terra Brasil”, explica o extensionista, acrescentando que existe também um programa estadual, chamado Fundo de Terras. “Em Bandeirante muitas famílias já foram beneficiadas pelo programa e, desta forma, construíram seu futuro, cultivando e produzindo nestas propriedades”, contextualiza Moreira. 

Programação especial

A edição de 2023 teve programação especial, para comemorar os 20 anos de realização do evento. O ponto alto aconteceu durante a tarde, quando os participantes visitaram a propriedade da família de Vilmar e Maria Seibert. “A propriedade está se reengenhando, passou a produzir morango no lugar do fumo e busca outras alternativas, como melancia e pepino”, descreve o extensionista da Epagri. Além de conhecer várias estufas de morango e cisterna construída com recursos do governo do estado, as famílias também puderam ver um sistema de conservação de solo, através da implantação de mix de cobertura com aveia, nabo e centeio.

Programação também teve palestra

Antes da visita, no período da manhã, aconteceu palestra com o tema Comunicação eficaz – como superar dificuldades, com o palestrante e especialista em gestão de pessoas Erno Menzel. A abertura do evento foi feita pelo pelo prefeito de Bandeirante, Celso Biegelmeier e contou também com pronunciamento das entidades presentes. Foram servidos café da manhã e almoço aos participantes.  

“Todos saíram muito felizes e motivados com a programação e com a possibilidade de produzir de forma sustentável e diferenciada, como é a produção de morango, que tem mercado forte e boa lucratividade”, relata Moreira. O extensionista adianta que o evento será reeditado em 2024, com outras atrações.