Município de Bandeirante realiza campanha de prevenção ao câncer de pele

A campanha “Use chapéu e tenha mais saúde”, que já é tradicional no município de Bandeirante, no Extremo Oeste Catarinense, está na 15ª edição. A iniciativa, que une a Epagri e a prefeitura com o apoio de parceiros, busca conscientizar a população para tomar cuidado com excesso de sol. “O objetivo é sensibilizar as pessoas para se prevenir contra o câncer de pele, usando diversas formas de proteção, como chapéu, protetor solar e camisas de manga longa, por exemplo”, conta José Clóvis Moreira, extensionista rural da Epagri no município.

Objetivo é conscientizar a população a se proteger do sol

O evento de lançamento da campanha, realizado no fim de outubro, reuniu cerca de 50 pessoas na Câmara de Vereadores de Bandeirante. Os participantes assistiram uma palestra sobre “Os efeitos da pandemia e pós-pandemia”, com a psicóloga com Patrícia Battisti, e também a uma palestra com a enfermeira Karina Schopf sobre “Como prevenir o câncer de pele”.

A campanha está sendo divulgada nas redes sociais, nos meios de comunicação da região, em cartazes distribuídos pelo município e também por meio de palestras nas escolas. A organização é da Epagri e da Prefeitura de Bandeirante com apoio do Sicoob, do Sindicato dos Produtores Rurais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de escolas do município, da Farmácia Poupe Lar, da Afubra, da Cooper Oeste Terra Viva, da TVGC e da Rede Peperi de comunicação.

Campanha “Use chapéu e tenha mais saúde” já está na 15ª edição

Encontro de famílias do crédito fundiário

No dia do lançamento da campanha, a Epagri também realizou o 18º Encontro com as famílias do crédito fundiário. O evento, que é realizado anualmente, só não ocorreu em 2020 em função da pandemia. “O objetivo é melhorar a integração entre as famílias beneficiárias do programa de crédito fundiário, melhorar os conhecimentos técnicos, sociais e de saúde e promover a troca de experiências entre os participantes”, explica Moreira.

Atualmente, mais de 30 famílias de Bandeirante estão inseridas no Programa Nacional de Crédito Fundiário e no antigo Banco da Terra. “Muitas famílias já quitaram suas parcelas e hoje desfrutam do investimento que realizaram. Mais de 60 famílias já adquiriram terras pelo programa”, completa o extensionista da Epagri.

Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, que contou com uma palestra sobre “Estratégias da Psicologia Positiva em momentos de crise” com a empreendedora e escritora Jussara Nunes Dalvit. A programação também incluiu um debate sobre o Dia Internacional do Cooperativismo com a participação da gerente do Sicoob de Bandeirante, Juciane Zanatta. O evento foi organizado pela Epagri em parceria com a prefeitura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Sindicato dos Produtores Rurais, com apoio do Sicoob, do Banco do Brasil e da Cooper Oeste Terra Viva.