Pular para o conteúdo

BLOG-Epagri

Agricultores de Papanduva são capacitados em inovação

  • Social

O Escritório Municipal da Epagri em Papanduva promoveu, entre junho e agosto, curso sobre inovação e sucesso na agricultura. Segundo a extensionista Camila Pereira Croge, a capacitação teve como objetivo motivar os agricultores, ouvindo e promovendo discussão sobre inovação, crescimento e tecnologia. Buscou ainda  preparar os produtores rurais para as tendências do agronegócio. “Foi uma forma de qualificar ainda mais a atuação da Epagri com os agricultores”, resume Camila.

Agricultores aprenderam sobre nota fiscal eletrônica, entre outros temas (Fotos: Divulgação / Epagri)

Além de capacitar e motivar os agricultores no sentido de buscarem soluções para melhorar o desempenho nas suas propriedades, eles também receberam informações valiosas para se adaptarem aos sistemas eletrônicos utilizados no meio, como nota fiscal eletrônica, emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e rastreabilidade dos alimentos. Conheceram ainda tecnologias emergentes no setor. 

De acordo com Camila, o curso faz parte de um projeto municipal de capacitação e acompanhamento de agricultores nas suas diferentes atividades. “A agricultura, por ser uma atividade de risco, requer que os produtores rurais acompanhem o cenário e se adequem dentro das tendências tecnológicas e de consumo”, pondera. 

“É importante que os agricultores se vejam como gestores de suas propriedades, tenham na mão seus custos de produção para conseguir negociar da melhor forma”, argumenta a extensionista, lembrando que as ferramentas de administração rural fornecem suporte para uma boa gestão e para a saúde financeira da propriedade.

Participaram 19 agricultores do município

O curso teve a participação de 19 agricultores de Papanduva. O conteúdo foi dividido em quatro módulos: negócios, tendências e superação das dificuldades; gestão da propriedade rural e custos de produção; inovação e possibilidades de crescimento, fluxo de caixa e a arte de poupar, definição de preços e negociação; formas de comercialização para a agricultura familiar e a era digital na agricultura. 

A atividade teve apoio do Sicoob Crediplanalto, que cedeu o espaço e forneceu lanches. 

Pular para o conteúdo