BLOG-Epagri

Pesquisador da Epagri ganha prêmio de Pesquisa da Fapesc

Denilson Dortzbach, gerente do Departamento Estadual de Planejamento da Epagri (Deplan), é o vencedor da categoria Jovem Pesquisador na área de Ciências Agrárias do Prêmio de Pesquisa Fapesc – Fritz Müller, que está em sua primeira edição. Além do reconhecimento público e certificado, o vencedor vai receber em 2023 uma premiação em dinheiro no valor de R$15 mil.

Denilson foi reconhecido pelas pesquisas que coordena sobre manejo e conservação do solo e sobre indicações geográficas (Foto: Epagri/Divulgação)

Duas grandes áreas de trabalho se destacam na atuação de Denilson que renderam a ele o prêmio de jovem pesquisador: o relacionado ao manejo e conservação do solo e às indicações geográficas (IG).

Denilson explica que as pesquisas com IG subsidiaram a obtenção do reconhecimento, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), de sete importantes produtos/territórios catarinenses. “Isso permitiu o desenvolvimento territorial e a agregação de valor para esses produtos, resultando em melhoria de renda  e na qualidade de vida dos nossos produtores”, ressalta.

No manejo e conservação do solo, destaca-se o trabalho que está sendo desenvolvido com o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Denilson salienta que os resultados dessas pesquisas permitiram a disponibilização de informações que, entre outros, promoveram a inclusão do SPDH no programa federal que inclui o Plano ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono).

Quem é Denilson

Até assumir a gerência do Deplan, Denilson atuou na Epagir/Ciram na área de Ordenamento e Geoprocessamento Ambiental (Foto: Epagri/Divulgação)

Natural de São Carlos, no Oeste Catarinense, Denilson é graduado em Agronomia na UFSC e mestre em Agroecossistemas pela mesma instituição. Ele tem dois títulos de doutorado: em “Ciência e Tecnologia Ambiental”, pela Universidade da Coruña, na Espanha, e em “Ciências do Solo” pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Suas pesquisas já renderam inúmeros artigos científicos, seis livros publicados e autoria de capítulos em mais 22, além de eventos e de quatro outros prêmios nacionais.

A história de Denilson na Epagri iniciou em 2002 como estagiário, depois como bolsista e finalmente em 2008 como empregado efetivo, onde trabalhou na Epagri/Ciram, na área de Ordenamento e Geoprocessamento Ambiental até setembro de 2021, quando assumiu a gerência do Deplan.

Prêmio de Pesquisa Fapesc

O prêmio de Pesquisa Fapesc – Fritz Müller visa valorizar pesquisadores de Santa Catarina, cujas conquistas e produções agregam contribuições significativas nas diferentes áreas de conhecimento e que tenham relevância para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado.

Os nomes que disputam o prêmio são indicados por instituições catarinenses de pesquisa, com base nas conquistas profissionais e na excelência da pesquisa nas áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. Em cada uma das áreas a premiação é concedida em três categorias: acadêmico, jovem pesquisador e pesquisador destaque.

Denilson foi o único premiado que não faz parte de uma instituição de ensino. Entretanto, em parceria com a UFSC e a Udesc, ele contribuiu com a formação de recursos humanos por meio da co-orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Mais informações e entrevistas:
Denilson Dortzbach, pesquisador premiado

Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Denilson coordenou a VIII Workshop Catarinense de Indicações Geográficas e a VII Mostra de Produtos Tradicionais, em 2019. Entenda a importância desse evento: