Plataforma Rios On-line bate recorde de acessos em maio

  • Categoria do post:Mídia

As chuvas excessivas registradas em maio em Santa Catarina levaram a plataforma Rios On-Line a bater recorde de acessos: 67.216, seis vezes mais que o mês anterior. Esta é uma plataforma que sistematiza os dados do monitoramento hidrológico realizado pela Epagri/Ciram e está disponível no site do centro de pesquisa. Até maio de 2022, a média de acessos diários era de 480,76, e naquele mês saltou para  2.350,65, apresentando um aumento de 388% no número de acessos.

Grandes volumes de chuva preocuparam a população catarinense, que procurou no site informações confiáveis para a tomada de decisão (Arquivo/Secom)

Segundo o pesquisador de hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Xavier de Miranda Junior, os usuários que mais acessaram as informações do monitoramento hidrológico são residentes das cidades de Florianópolis, Tubarão, Canoinhas, Blumenau, Curitiba, Joaçaba, Joinville e Capinzal. “Entretanto, registramos acessos de usuários no sistema Rios On-line em outros 15 estados do Brasil e oito países, entre eles usuários da Argentina, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha, Noruega e Nova Zelândia”, relata.

Guilherme ressalta que esses números demonstram que a sociedade acessa informações confiáveis para a tomada de decisão, principalmente durante os eventos extremos hidrológicos vivenciados em Santa Catarina. “Informações de fácil acesso e de fácil interpretação são fundamentais para que os usuários utilizemos dados para suas necessidades diárias. Esse é o fundamento básico do serviço público prestado pela equipe da Epagri”, afirma.

Para verificar essas informações, acesse o relatório mensal de acesso da Sala de Situação Ana/Epagri/Ciram obtido através do Google Analytics.

Acesse o Rios On-line aqui.