Além da Salada: agrião atua como diurético e digestivo

  • Categoria do post:Mídia

Começa em março e segue até janeiro a safra do agrião, uma verdura que pode ser usada tanto crua como em preparos cozidos. Atua como diurético e digestivo, além de ter diversas outras propriedades terapêuticas.

Agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e seus talos são ricos em iodo.

Conheça mais sobre o agrião na série Além da Salada, idealizada pela equipe de extensionistas sociais da Epagri na região de Joinville para incentivar o consumo integral dos alimentos e oferecer à população alternativas para uso de folhosas e outros vegetais.

Nesta série você vai conhecer sempre um novo vegetal, com descrição de suas características nutricionais e terapêuticas, formas de uso e outras informações, além de receitas.

Nutrientes

É rico em vitamina C e em sais minerais. É mais rico em ferro que a couve e o espinafre e seus talos são ricos em iodo.

Propriedades terapêuticas

Pneumoprotetor, digestivo, depurativo, diurético, antioxidante e imunoestimulante.

Partes utilizadas

Folhas e talos.

Que gosto tem?

Picante e ligeiramente azedo.

Safra

Março a janeiro

Formas de uso

Pode ser usado cru, em saladas, sozinho ou misturado com outras folhas verdes e em sucos com diversas frutas. Também pode ser usado em sanduíches, panquecas, rabada, rocambole, pães, molhos, sopas e purês. Os talos podem ser usados em sopas, misturados ao arroz, refogado com temperos e ovos mexidos, como recheio de suflês e bolinhos.

Recomendações

A higienização das hortaliças é um processo fundamental para manter a qualidade e os benefícios por elas oferecidos. É recomendada, além da lavação em água corrente, a desinfecção com solução de hipoclorito (para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária) deixando a hortaliça de molho por 15 minutos. Faça o enxágue com água potável após a desinfecção.

Receitas

Suco de agrião com abacaxi

Ingredientes
· ½ maço de agrião
· 1 abacaxi
· 1 litro de água gelada
· Açúcar a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva gelado.

Carne de panela com agrião

Ingredientes
· 2kg de carne de 2ª
· Sal a gosto
· 2 dentes de alho amassados
· 1 colher (sopa) de açúcar
· 2 colheres de óleo ou banha
· Pimenta-do-reino, cominho em pó, pimenta de cheiro e demais temperos de sua preferência para carnes
· 1 cebola grande picadinha ou ralada
· 1 pimentão verde e vermelho a gosto (opcional)
· 3 tomates maduros picados
· 1 maço de agrião

Modo de preparo
Tempere a carne com o sal, o alho amassado e demais temperos e deixe descansar por uma hora. Em uma panela de pressão, coloque o açúcar para derreter, até que fique bem escuro, mas sem queimar. Acrescente a gordura e doure a carne uniformemente. Coloque a cebola e refogue. Em seguida junte o pimentão e o tomate. Acrescente água até cobrir a carne, deixe na pressão por cerca de 15 minutos. Na hora de servir, coloque as folhas de agrião no fundo do prato e a carne com o caldo quente por cima. Pode servir com arroz branco e/ou purê de batatas, ou, ainda, pode ser feito um pirão de caldo.

Clique AQUI para fazer o download do folder com todas as informações.