Epagri capacita manipuladores de alimentos em escolas do Extremo Oeste Catarinense

  • Categoria do post:Mídia

Manipuladores de alimentos das escolas dos municípios de abrangência da Associação de Municípios do Extremo Oeste (AMEOSC) foram capacitados em boas práticas de manipulação de alimentos e em preparação de receitas com alimentos da agricultura familiar. Com um público de 36 pessoas, os cursos foram realizados entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro no Centro de Treinamento da Epagri em São Miguel do Oeste, respeitando os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19.

Os cursos reuniram 36 manipuladores de alimentos

Foram dois cursos de 24 horas promovidos pela Gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste. Segundo a coordenadora das capacitações, extensionista social Graziele Paula Dal Toé Schnorr, líder do Projeto Capital Humano e Social na região, o objetivo dos cursos foi levar ao grupo conteúdos que garantam a segurança alimentar dos estudantes e o melhor aproveitamento dos produtos agrícolas entregues às escolas por meio Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Percebemos que muitos alimentos não são apreciados pelos alunos devido à forma como são preparados, como a mandioca, por exemplo, servida sempre cozida. Então apresentamos outras formas de preparo desse tubérculo como pizza, bolos doces e salgados, sobremesas, purês. Assim como a batata-doce, com a qual fizemos bolinhos assados, geleias, biscoitos”, aponta Graziele.

No curso foram desenvolvidas receitas de panificados, pratos quentes e acompanhamentos com teor reduzido de açúcar, de sal e de gorduras; e preparações sem glúten, sem lactose, com alimentos integrais e com  plantas alimentícias não convencionais (PANC). Também foram ministrados conteúdos com noções em segurança no trabalho e em ergonomia e saúde no trabalho, além de atividades de desenvolvimento e motivação pessoal, ética e relacionamento interpessoal.

O grupo aprendeu formas diferentes de preparar os alimentos

Além de Graziele, os instrutores foram Leonilda Romani Villani (extensionista social em São Miguel do Oeste), Jaques Martinho Carvalho (técnico em Segurança no Trabalho da Epagri no Extremo Oeste) e Cassandra Pulceno (fisioterapeuta e extensionista social da Epagri em São Pedro de Alcântara). “A atividade foi avaliada pelos participantes e pelo colegiado de nutricionistas dos municípios como excelente, devido aos conteúdos diferenciados e pela oportunidade de troca de experiências”, afirma a coordenadora dos cursos.

A seguir divulgamos duas receitas que fizeram sucesso no curso devido à forma diferente de apresentação:  a panqueca divertida e o pão de batata-doce. A panqueca é colorida porque leva na massa o espinafre, a cenoura e a beterraba, que podem ser substituídos pelas PANC ora-pró-nóbis, açafrão e o hibisco. Já o pão tem o diferencial de não levar açúcar, ideal para as creches onde não é mais permitido o uso de açúcar adicionado na alimentação.

PANQUECAS DIVERTIDAS

A panqueca é colorida porque leva na massa o espinafre, a cenoura e a beterraba, que podem ser substituídos por ora-pró-nóbis, açafrão e o hibisco.

Massa:

3 ovos

1 litro de leite

1 maço de espinafre

1 cenoura média

1 beterraba média

100 ml de óleo vegetal;

Sal a gosto.

Farinha de trigo até dar ponto de panqueca (pode ser sem glúten, integral).

Modo de fazer: Bater os ovos, o leite, o sal e o óleo no liquidificador. Dividir em 3 partes e voltar a bater uma parte com cenoura, uma com espinafre, e uma com a beterraba, colocando a farinha até o ponto em todos. Assar e montar. DICA: você pode substituir as cores da massa conforme o que tem disponível: couve manteiga, rúcula, ora-pró-nóbis para o verde, batata-doce amarela, açafrão ou abóbora para o amarelo e para o avermelhado pode usar a vinagreira (hibisco) ou batata-doce roxa. O leite também pode ser substituído por leite de vegetais como soja, amendoim, amêndoas, girassol para os intolerantes.

PÃO DE BATATA-DOCE (SEM AÇÚCAR)

Ingredientes:

Farinha de trigo

1 xícara e meia de batata-doce cozida e amassada

1 xícara de suco de laranja coado

1 colher de sopa de banha derretida

Meia de xícara de água morna

Meia colher de chá de sal

1 colher e meia de sopa de fermento granulado

1 ovo

Modo de fazer:

Colocar o fermento na água morna com a batata-doce e o suco de laranja e deixar crescer até ficar uma esponja. Bater os ovos e acrescentar os demais ingredientes, menos a farinha. Misturar tudo muito bem. Juntar a farinha de trigo e amassar até a mistura ficar macia e sem grudar. Sovar até ficar bem lisa, formar os pães, deixando crescer até dobrar de volume. Antes de assar, passar gordura. Assar em forno quente.